O Sacramento do Batismo

“Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” (Mt 28, 19)

O Santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã. Sendo o primeiro dos sete sacramentos da Igreja Católica, ele é a porta da vida no Espírito e a porta que abre acesso aos demais sacramentos.

Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como Filhos de Deus, tornamo-nos membro de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão.

Como é chamado este sacramento?

A palavra Batismo vem de "baptizen" (grego) e significa "mergulhar" "imergir". O batizando é mergulhado na água, simbolizando a sua sepultura e, logo em seguida, o renascimento para Cristo como nova criatura. (2 Cor 5,17 ; Gl 6,15).

O Batismo é o mais belo e o mais magnífico dom de Deus. [...] Chamamos-lhe dom, graça, unção, iluminação, veste de incorruptibilidade, banho de regeneração, selo e tudo o que há de mais precioso.

Dom, porque é conferido àqueles que não trazem nada; graça, porque é dado mesmo aos culpados; batismo, porque o pecado é sepultado nas águas; unção, porque é sagrado e régio (como aqueles que são ungidos); iluminação, porque é luz irradiante; veste, porque cobre a nossa vergonha; banho, porque lava; selo, porque nos guarda e é sinal do senhorio de Deus. (S. Gregório de Nazianzo, apud CIC, 1993, N° 1216)

É preciso renascer da água e do Espírito

Jesus replicou-lhe: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus”. Nicodemos perguntou-lhe: “Como pode um homem renascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no seio de sua mãe e nascer pela segunda vez?”

Res­pondeu Jesus: “Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus. O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito. Não te maravilhes de que eu te tenha dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito”. (Jo 3, 3-8)

O Batismo é um dom que nos faz nascer para a vida com Deus. Esse nascimento é um ato de Deus pelo qual a vida eterna é dada a quem acredita (cf. 2Cor 5,17; Gl 6,15; Tt 3,5; 1Pd 1,3; 1Jo 2,29).

Jesus disse a Nicodemos que é preciso nascer pela água e pelo poder do Espírito Santo. "Quem nasceu da carne é carne, quem nasceu do Espírito é espírito." (Jo 3,6). Com essas palavras, Jesus quis referir-se a dois nascimentos: o físico, corporal, carnal, que provém da ajuda dos pais e o espiritual, a partir da água e do Espírito.

“Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus" (Jo 3, 5)

Este novo nascimento, na qual nos diz Jesus é a regeneração batismal, que infunde no homem a graça santificante, conferindo-lhe a primeira justificação, ou seja, apaga em nós o pecado original, herdado de nossos primeiros pais, além de nos conferir todas as virtudes sobrenaturais necessárias para que, renascido para a vida divina, ele possa operar como criatura nova.

Pelo Espírito Santo, o Batismo é um banho que purifica, santifica e justifica, revestindo e enxertando, desta forma, o batizado na pessoa de Cristo, transformando-o, n'Ele e por Ele, em um filho adotivo de Deus.

O Batismo e a Paixão de Cristo

Foi na sua Páscoa que Cristo abriu a todos os homens as fontes do Batismo. De fato, Ele já tinha falado da sua paixão, que ia sofrer em Jerusalém, como um "batismo" com que devia ser batizado. O sangue e a água que manaram do lado aberto de Jesus crucificado são tipos do Batismo e da Eucaristia, sacramentos da vida nova: desde então, é possível "nascer da água e do Espírito" para entrar no Reino de Deus (Jo 3, 5).

"Repara: Onde é que foste batizado, de onde é que vem o Batismo, senão da cruz de Cristo, da morte de Cristo? Ali está todo o mistério: Ele sofreu por ti. Foi n'Ele que tu foste resgatado, n'Ele que foste salvo". ( CIC 1225)

A água

Todo sacramento se constitui de forma e matéria, sinais perceptíveis aos sentidos humanos. No Batismo, a matéria é a água, e não pode ser outro líquido, sendo este o símbolo de maior importância.

Desde o princípio do mundo, a água, esta criatura humilde e admirável, é a fonte da vida e da fecundidade. A Sagrada Escritura vê-a como “incubada” pelo Espírito de Deus:

Logo no princípio do mundo, o vosso Espírito pairava sobre as águas, para que já desde então concebessem o poder de santificar.

A água simboliza vida e nela, pelo batismo, Deus transmite por Jesus Cristo, a Sua própria vida pelo dom do Espírito Santo.

Se a água de nascente simboliza a vida, a água do maré um símbolo da morte. Por isso é que podia prefigurar o mistério da cruz. E por este simbolismo, o Batismo significa a comunhão com a morte de Cristo.

Quem pode ser batizado?

Todo o ser humano ainda não batizado - e só ele - é capaz de receber o Batismo. (CIC 1246)

Por que batizar as crianças?

A esta questão nos responde o Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 1250

“Nascidas com uma natureza humana decaída e manchada pelo pecado original, as crianças também têm necessidade do novo nascimento no Batismo para serem libertas do poder das trevas e transferidas para o domínio da liberdade dos filhos de Deus, a que todos os homens são chamados. A pura gratuidade da graça da salvação é particularmente manifesta no Batismo das crianças. Por isso, a Igreja e os pais privariam, a criança da graça inestimável de se tornar filho de Deus, se não lhe conferissem o Batismo pouco depois do seu nascimento.

Os efeitos do Batismo

O Batismo, necessário para a salvação do homem (CIC 1257), é a primeira Páscoa que experimentamos. Ele limpa a mancha do pecado original e faz com que o homem retome sua amizade com Deus. Ainda que Cristo tenha redimido os pecados da humanidade, as suas consequências permanecem, razão pela qual o Batismo se torna tão necessário.

Pelo Batismo o pecado original e todos os pecados pessoais são perdoados, bem como todas as sua penas (CIC 1263). Porém, as consequências temporais do pecado permanecem (sofrimentos, doença, morte, fragilidades inerentes à vida, como as fraquezas de caráter, etc), assim como a própria propensão ao pecado (CIC 1264).

Cabe aos homens revestirem-se de coragem e disposição para combatê-los, contando sempre com a graça de Nosso Senhor, que não os deixa lutar sozinhos.

Uma marca espiritual indelével

Uma vez batizado, a pessoa é incorporada a Cristo, configurando-se a Ele. O Batismo marca o cristão com um selo espiritual indelével da sua pertença a Cristo. Esta marca não é apagada por nenhum pecado, embora o pecado impeça o Batismo de produzir frutos de salvação. Ministrado uma vez por todas, o Batismo não pode ser repetido.

Incorporados na Igreja pelo Batismo, os fiéis receberam o caráter sacramental que os consagra para o culto religioso cristão. O selo batismal capacita e compromete os cristãos a servir a Deus mediante uma participação viva na santa liturgia da Igreja, e a exercer o seu sacer­dócio batismal pelo testemunho duma vida santa e de uma caridade eficaz. (CIC 1272 e 1273)

“Mas um dia apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com os homens. E, não por causa de obras de justiça que tivéssemos praticado, mas unicamente em virtude de sua misericórdia, ele nos salvou median­te o batismo da regeneração e renovação, pelo Espírito Santo”

(Tito 3, 4-5)

Leia mais sobre os Sacramentos da Igreja Católica

O Batismo ministrado por outras igrejas cristãs é válido pela Igreja Católica?

Sacramento da Confirmação

Sacramento da Eucaristia

Sacramento da Penitência

Unção dos Enfermos

Sacramento da Ordem

Sacramento do Matrimônio

Referências

  1. Catecismo da Igreja Católica. São Paulo: Loyola, 2000

  2. Nova vida que nasce da vida: 2° conteúdo formativo para pais e padrinhos / [texto Equipe de coordenação de catequese da Diocese de Joinville - SC]. - São Paulo: Paulus, 2016

  3. https://santuario.cancaonova.com/artigos-religiosos/o-sacramento-batismo-na-igreja-catolica/

  4. https://olharmisericordioso.org/formacao/sacramento-do-batismo/

Anterior
Anterior

Crisma - Sacramento da Confirmação

Próximo
Próximo

Como a Tecnologia pode Trabalhar em Favor da Fé