Crisma - Sacramento da Confirmação

Confirmação ou Crisma é o sacramento da maturidade cristã. Juntamente com o Batismo e a Eucaristia, ele é classificado como um dos três sacramentos da iniciação cristã.

Por este sacramento o cristão recebe os Dons do Espírito Santo, confirmando, desta forma, o Batismo que recebeu quando criança, e cujas promessas e compromissos seus pais e padrinhos assumiram por ele. A especial graça sacramental da Confirmação é o fortalecimento da fé, produzindo no cristão um aumento da graça santificante.

O significado da palavra Crisma?

Este sacramento é chamado de Crisma que significa Unção. Ele recebe este nome por causa do óleo - chamado Óleo do Crisma - que é a matéria do sacramento, sendo que seu rito se dá pela imposição das mãos.

O Código de Direito Canônico, n° 880 nos diz que:

O sacramento da confirmação é conferido mediante a unção do crisma na fronte, a qual se realiza pela imposição da mão e pelas palavras prescritas nos livros litúrgicos aprovados. O crisma a utilizar no sacramento da confirmação deve ser consagrado pelo Bispo, ainda que o sacramento seja administrado por um presbítero.

O óleo do Crisma é composto por óleo de oliveira (azeite) perfumado com resina balsâmica. Na manhã da Quinta-feira Santa, o bispo o consagra para ser utilizado no batismo, na confirmação, na ordenação dos sacerdotes e dos bispos e na consagração dos altares e dos sinos. O óleo representa a alegria, a força e a saúde. Quem é ungido com o Crisma deve difundir o bom perfume de Cristo (cf. II Cor 2,15).

Este sacramento também é chamado de Confirmação, porque confirma e reforça a graça batismal mediante a efusão especial do Espírito Santo. Tal efusão imprime, na alma, um carácter indelével e traz consigo um crescimento da graça batismal: enraíza mais profundamente na filiação divina, une mais firmemente a Cristo e a Sua Igreja, revigora na alma os dons do Espírito Santo e dá uma força especial para testemunhar a fé cristã.

O Rito da Confirmação

Por meio da unção com óleo, a confirmação recebe "a marca", o selo do Espírito Santo.

A liturgia do sacramento começa com a renovação das promessas do Batismo e a profissão de fé dos confirmandos. Assim, fica patente que a Confirmação constitui o prolongamento do Batismo.

No rito romano, o bispo estende as mãos sobre todos os confirmandos, um gesto que desde os tempos dos Apóstolos é o sinal do dom do Espírito. E o bispo invoca assim a efusão do Espírito:

"Deus Todo-Poderoso, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que regeneraste pela água e pelo Espírito Santo estes teus servos e os libertaste do pecado: ouve a nossa oração e envia sobre eles o Espírito Santo Paráclito; enche-os com o espírito de sabedoria e inteligência, o espírito de conselho e fortaleza, o espírito de ciência e de piedade; e preenche-os com o espírito do teu santo temor. Por Jesus Cristo, nosso Senhor" (Rito da Confirmação).

Segue o rito essencial do sacramento. No rito latino o sacramento da Confirmação é conferido pela unção do sagrado crisma na testa, pela imposição das mãos, e com estas palavras: " Recebe por este sinal o dom do Espírito Santo " (Paulo VI, Const. ap. Divinae consortium naturae).

O beijo da paz com o qual se conclui o rito do sacramento significa e manifesta a comunhão eclesial com o bispo e com todos os fiéis.

O ministro da Confirmação é o bispo. Embora o bispo possa, se necessário, conceder a outros presbíteros o poder de administrar o sacramento da Confirmação, convém que ele próprio o confira.

Quem pode receber o sacramento do Crisma?

Todos os batizados, ainda não confirmados, podem e devem receber o sacramento da Confirmação. Visto que o Batismo, a Confirmação e a Eucaristia formam uma unidade, todos "os fiéis têm a obrigação de receber este sacramento oportunamente" porque sem a Confirmação e a Eucaristia, o sacramento do Batismo é certamente válido e eficaz, mas a iniciação cristã fica incompleta.

No Oriente, este sacramento é administrado imediatamente após o Batismo e é seguido pela participação na Eucaristia, uma tradição que destaca a unidade dos três sacramentos da iniciação cristã.

Na Igreja latina este sacramento é administrado quando se atinge "a idade do uso da razão". No entanto, existindo perigo de morte, as crianças devem ser confirmadas mesmo que ainda não tenham atingido a idade de uso da razão.

Há uma preparação para o sacramento que ajuda a sentir-se parte da Igreja de Jesus Cristo. Cada paróquia tem a responsabilidade pela preparação dos confirmandos.

Para receber a Confirmação é necessário estar em estado de graça. É conveniente recorrer ao sacramento da Penitência para ser purificado em atenção ao dom do Espírito Santo. Devemos preparar-nos com uma oração mais intensa para receber com docilidade e disponibilidade a força e as graças do Espírito Santo.

Tal como para o Batismo, os confirmandos devem procurar a ajuda espiritual de um padrinho ou madrinha. Convém que este seja o mesmo do Batismo, a fim de sublinhar a unidade entre os dois sacramentos.

Os efeitos da Confirmação

Os batizados pelo sacramento da Confirmação, são mais perfeitamente vinculados à Igreja, enriquecidos com uma força especial do Espírito Santo e deste modo ficam mais estritamente obrigados a difundir e a defender a fé por palavras e obras, como verdadeiras testemunhas de Cristo. (CIC n.1285)

A Confirmação proporciona crescimento e aprofundamento da graça batismal:

  • enraíza-nos mais profundamente na filiação divina, que nos leva a dizer « Abba! Pai!» (Rm 8, 15);

  • une-nos mais firmemente a Cristo;

  • aumenta em nós os dons do Espírito Santo;

  • torna mais perfeito o laço que nos une à Igreja (127);

  • dá-nos uma força especial do Espírito Santo para propagarmos e defendermos a fé, pela palavra e pela ação, como verdadeiras testemunhas de Cristo, para confessarmos com valentia o nome de Cristo, e para nunca nos envergonharmos da cruz. (128)

“Lembra-te, pois, de que recebeste o sinal espiritual, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de ciência e de piedade, o espírito do santo temor, e guarda o que recebeste. Deus Pai marcou-te com o seu sinal, o Senhor Jesus Cristo confirmou-te e pôs no teu coração o penhor do Espírito.

(CIC n.1303)

Leia mais sobre os Sacramentos da Igreja Católica

O Sacramento do Batismo

O Sacramento da Eucaristia

Sacramento da Penitência

Unção dos Enfermos

Sacramento da Ordem

Sacramento do Matrimônio

Referências:

  1. Catecismo da Igreja Católica

  2. https://olharmisericordioso.org/formacao/sacramento-do-crisma/

  3. https://formacao.cancaonova.com/igreja/doutrina/o-que-e-a-crisma/

  4. https://opusdei.org/pt-br/article/o-que-e-a-confirmacao/

Anterior
Anterior

NFT Católica: Lançamento da Coleção de NFT's Natividade de Jesus

Próximo
Próximo

O Sacramento do Batismo