O Sacramento da Penitência

O Sacramento da Penitência, ou Reconciliação ou ainda Confissão, é o sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus para apagar os pecados cometidos depois do Batismo.

Este sacramento é classificado como um Sacramento de Cura, juntamente com o Sacramento da Unção dos Enfermos, pois ele é o responsável por nos trazer a cura espiritual. Por meio deste sacramento, o próprio Deus nos oferece o seu perdão e nos confere novamente a graça santificante, restaurando na alma do pecador a vida divina recebida no Batismo e que foi apagada pelos nossos pecados.

O pecado e a misericórdia de Deus

O pecado é uma ofensa a Deus na desobediência ao Seu amor. Fere a natureza do homem e atenta contra a solidariedade humana. A repetição do pecado gera o vício. Podemos ainda distinguir entre pecado mortal e venial.

O Pecado Mortal

Comete-se pecado mortal quando, ao mesmo tempo, há matéria grave, plena consciência e deliberado consentimento. Esse pecado destrói a caridade, priva-nos da graça santificante e conduz-nos à morte eterna do inferno, se dele não nos arrependermos.

É perdoado ordinariamente mediante os sacramentos do batismo e da penitência ou reconciliação.

O Pecado Venial

O pecado venial, que difere essencialmente do pecado mortal, comete-se quando se trata de matéria leve ou mesmo grave, porém, sem pleno conhecimento ou sem total consentimento. Não quebra a aliança com Deus, mas enfraquece a caridade; manifesta um afeto desordenado pelos bens criados; impede o progresso da alma no exercício das virtudes e na prática do bem moral; merece penas purificatórias temporais.

O lado aberto de Cristo é a fonte de toda a misericórdia de Deus

Embora o Sacramento do Batismo apague todos os nossos pecados, originais e pessoais, e também as penas devidas a eles, conferindo, desta forma, uma vida nova em Cristo, ele não supre a fragilidade e a fraqueza da natureza humana que, uma vez manchada pelo pecado original, tornou-se inclinada para o pecado. A essa má inclinação a Igreja chama de "concupiscência".

Uma vez que estamos fadados a esta triste condição, Deus, em sua infinita misericórdia, abre para nós as entranhas de Sua misericórida, dando para nós, no alto da Cruz, pelo sangue e água que jorraram do seu lado aberto, os sacramentos.

É pelo Sangue de Cristo que somos purificados e lavados de todos os nossos pecados, e este Sangue é ministrado pelos sacerdotes no momento da Confissão.

O termo "Penitência" significa doer-se, arrepender-se. Este sacramento, foi instituído pelo próprio Jesus que, ao aparecer Ressuscitado para os Apóstolos, envia sobre eles o Espírito Santo, dando-lhes esta ordem:

“Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, lhes serão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, lhes serão retidos”. (Jo 20, 22-23).

Por meio dele, Cristo socorre a fraqueza do homem que o traiu e o negou e, reconcilia-o com o Pai e com a Igreja. No instante desta reconciliação, recria o ser humano com uma nova criatura devolvendo a ele sua semelhança com o Criador, que fora arranhada pelos pecados.

Quando receber este Sacramento?

O Catecismo da Igreja Católica nos diz, no parágrafo 1457 que

Segundo o mandamento da Igreja, todo o fiel que tenha atingido a idade da discrição (ou seja, a idade em que a criança passa a ter o uso da razão, sabendo distinguir entre o bem e o mal, o que acontece por volta dos 7 anos) está obrigado a confessar fielmente os pecados graves, ao menos uma vez ao ano. Aquele que tem consciência de haver cometido um pecado mortal, não deve receber a Sagrada Comunhão, mesmo que tenha uma grande contrição, sem ter previamente recebido a absolvição sacramental. As crianças devem acender ao Sacramento da Penitência antes de receberem pela primeira vez a Sagrada Comunhão.

Por que preciso confessar os meus pecados a um padre?

Algumas das objeções que são feitas para não recorrer ao sacramento da Penitência consistem em dizer que "não é necessário contar nossos defeitos para outro pecador" ou que "basta confessar os próprios pecados diretamente para Deus".

Devemos, entretanto, nos recordar de que a confissão sacramental e a autoridade de perdoar concedida aos sacerdotes, não é uma invenção da Igreja Católica, mas um desejo do Senhor, o que pode ser visto claramente em Jo 20, 22-23, versículo este já citado anteriormente na matéria.

O padre é humano, e como homem ele também se confessa e desfruta das graças deste sacramento. Porém, ao sacerdote, através do Sacramento da Ordem, foi concedida a autoridade divina que lhe confere as condições necessárias para perdoar e absolver os pecados. “O confessor não é o senhor, mas o servo do perdão de Deus” (CIC 1466).

Em Mateus 9,6 lemos, “…saibais que o Filho do Homem tem na terra o poder de perdoar os pecados”. Essa afirmação se estende no versículo 8, após a cura que Jesus concede ao paralítico, quando o evangelista narra que , “a multidão glorificou a Deus por ter dado tal poder aos homens”. Ou seja, a autoridade que Deus Pai concedeu ao Filho para perdoar, foi também concedida aos homens.

Quem seriam esses “homens”?

Cân. 965 — O ministro do sacramento da penitência é somente o sacerdote.

Quantas evidências encontramos na Sagrada Escritura de que devemos nos confessar com um sacerdote:

“Em verdade, todo pontífice é escolhido entre os homens e constituído a favor dos homens como mediador nas coisas que dizem respeito a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados”. (Hebreus 5, 1).

Cristo tinha o poder recebido do Pai para perdoar os pecados e este poder Ele comunicou aos apóstolos e por eles, aos seus sucessores através da Igreja. Dos sacerdotes recebemos o perdão do Céu, graça santificante, e somente à eles devemos confessar nossos pecados quando, desejando o Céu, temos a intenção de receber o perdão e a absolvição divina de nossos pecados pelos méritos de Cristo.

O que é necessário fazer para receber o Sacramento da Penitência?

Para bem viver o sacramento da Penitência, é necessário cumprir alguns passos importantes.

  • Rezar pedindo a Deus a graça do verdadeiro arrependimento de nossas faltas e pecados.

  • Fazer um bom exame de consciência, ou seja, uma reflexão detalhada de como estou conduzindo a minha vida e apontar, responsavelmente, os pecados cometidos por mim depois da última confissão.

    Lembrando que o pecado confessado, se foi mediante a um arrependimento sincero, é perdoado e não precisa mais confessá-lo, a não ser que você o cometa uma outra vez.

  • Arrepender-se dos pecados (dor sincera dos pecados cometidos). Aqui é válido ressaltar que a "dor" não é necessariamente um sentimento, mas uma consciência verdadeira de que o pecado cometido afasta a sua alma da Graça e amizade com Deus e que por isso você se arrepende verdadeiramente de ter cometido estes atos pecaminosos, tomando, desta forma, a firme resolução de não mais pecar.

  • Buscar um sacerdote católico, um bispo ou um padre ligado à Igreja Católica Apostólica Romana, pois somente estes têm a autoridade para celebrar este sacramento. É em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo e da Igreja que o padre perdoa os pecados.

  • Declarar (acusar) os pecados ao sacerdote.

    Sobre quais os pecados que devem ser confessados, nos diz o Código de Direito Canônico, n° 988 –

    § 1. O fiel tem a obrigação de confessar, quanto à espécie e ao número, todos os pecados graves de que tiver consciência após diligente exame, cometidos depois do batismo e ainda não diretamente perdoados pelas chaves da Igreja, nem acusados em confissão individual.

    § 2. Recomenda-se aos fiéis que confessem também os pecados veniais.

    “Se alguém vai confessar-se sem pecado mortal, nem por isso o sacramento é recebido em vão. Neste caso, a alma recebe um incremento de graça santificante, o que significa que se aprofunda e se fortalece aquela participação na vida divina pela qual a alma está unida a Deus” (Leo Trese, A Fé Explicada).

  • Cumprir a penitência imposta pelo confessor (a penitência descrita pelo sacerdote tem eficácia sacramental que significa grande poder de reparação; ela não deve ser negligenciada.

“Aproximemo-nos, pois, confiadamente do trono da graça, a fim de alcançar misericórdia e achar a graça de um auxílio oportuno.”

Hebreus 4, 16

Leia mais sobre os Sacramentos da Igreja Católica

O Sacramento do Batismo

O Sacramento da Confirmação

O Sacramento da Eucaristia

Unção dos Enfermos

Sacramento da Ordem

Sacramento do Matrimônio

Referências

  1. https://olharmisericordioso.org/formacao/sacramento-da-penitencia-e-da-reconciliacao/#:~:text=Atrav%C3%A9s%20do%20Sacramento%20da%20Penit%C3%AAncia,pecado%20cometido%20ap%C3%B3s%20o%20Batismo.

  2. https://formacao.cancaonova.com/igreja/catequese/voce-sabe-o-que-e-o-sacramento-da-reconciliacao/

  3. https://padrepauloricardo.org/blog/por-que-tenho-que-contar-os-meus-pecados-a-um-padre

  4. https://www.acidigital.com/sacramentos/penitencia/perguntas.htm

  5. https://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p2s2cap1_1420-1532_po.html

  6. https://formacao.cancaonova.com/igreja/catequese/voce-sabe-por-que-existe-o-sacramento-da-reconciliacao/

Anterior
Anterior

Unção dos enfermos

Próximo
Próximo

Sacramento da Eucaristia