Por que acender uma vela?

Você sabe porque temos o costume de acender uma vela para pedir uma benção ou orar por um ente querido? Ou ainda para agradecer uma graça alcançada? Muitas vezes, estamos tão condicionados ao ato que nos esquecemos de pensar ou ir atrás da sua essência e origem e é por isso que vamos falar sobre essa ação, que tem um significado e um sentido muito mais profundo e especial, do que o simples ato de acender uma vela.

O símbolo

A vela, por si só, é um instrumento que nos fornece luz e na Igreja Católica, podemos fazer uma analogia com a luz do Divino. Quando observamos uma vela queimar, ficamos quase que hipnotizados pela chama, que consome o pavio e consequentemente derrete a vela até o fim.

A vela, para nós católicos, pode ser vista como a chama e a luz de Deus. Um símbolo de iluminação, mas também de destruição e renascimento. Em (Mt 5,14), Jesus diz que somos a luz do mundo e podemos interpretar isso como uma forma de iluminar e nos deixar ser iluminados pelas palavras e ensinamentos de outras pessoas. Quando pensamos dessa maneira, podemos tomar como exemplo a incrível história de João Batista, um missionário que com seu dom e sua palavra iluminou milhares de pessoas anunciando a vinda do Messias.

Além disso, podemos ver a vela como um símbolo de luz que ilumina nossos pensamentos e clareia nossas ideias nas mais diversas dificuldades e momentos de nossas vidas. Sua luz e nos passa um conforto e a segurança de que de alguma forma nossa intenção será ouvida e atendida.

Utilização da vela na Igreja Católica

A vela é muito utilizada nos mais diversos ritos da Igreja Católica e também está presente em vários momentos importantes como:

- Batismo: significa que naquele momento estamos sendo iluminados pela graça de Deus.
- Missas: as velas são acesas para mostrar que elas se consomem quando prestam seu serviço e assim nos lembrar que devemos cumprir nossa missão de iluminar e se deixar “gastar” levando a palavra e o amor de Cristo para o mundo. Além disso, durante a missa, ela representa o sacrifício de Cristo de Jesus por nós.
- Exposição ao Santíssimo: demonstra a adoração que temos por Deus.
- Devoção: para pedir graças, agradecer bençãos, fazer uma oração privada, fazer uma promessa, rezar por algum ente querido…

Anterior
Anterior

6 passagens sobre a família que você não pode deixar de ler na Bíblia!

Próximo
Próximo

Corpus Christi