6 passagens sobre a família que você não pode deixar de ler na Bíblia!

Aqui no blog da Família buscamos sempre trazer mensagens e posts de amor e fé para que você tenha um momento de leitura e reflexão em meio a rotina tão agitada do dia a dia.

Hoje, em uma abordagem diferente, vamos citar aqui 6 passagens bíblicas sobre a família.

Mesmo diante dos desafios atuais, a família é o espaço, o ambiente natural para os primeiros passos da caminhada de fé da pessoa. O Papa São João Paulo II em sua “Carta às Famílias” (escrita em 1994) refere-se a instituição como o “Santuário da Vida”. E não é de hoje que a família pode e deve ser considerada o nosso santuário, nosso porto seguro, nosso bem maior. É nela que devemos encontrar alento quando precisamos, alegria de viver e principalmente amor e devoção. Se todos os membros de uma mesma família não estão de comum acordo e sintonia, dificilmente teremos harmonia e um ambiente saudável.

E é por isso que separamos 6 passagens sobre família para que você as leia e lembre-se do verdadeiro sentido e significado dessa que é considerada pela Igreja o “vestígio e imagem da comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Sua atividade procriadora e educadora é o reflexo da obra criadora do Pai.” (Catecismo da Igreja Católica, 2205).

Versículos da Bíblia sobre a Família

“Honra teu pai e tua mãe, para que teus dias se prolonguem sobre a terra que te dá o Senhor, teu Deus.” (Ex 20,12)

Devemos sempre lembrar da importância de honrar e respeitar os nossos pais, os responsáveis pela nossa concepção e início de vida. Por mais que você possa ter desavenças ou ainda ter brigado ou se desentendido com eles, lembrem-se do amor Divino e deixe o orgulho de lado.

“É eterna, porém, a misericórdia do Senhor para com os que o temem. E sua justiça se estende aos filhos de seus filhos, sobre os que guardam a sua aliança, e, lembrando, cumprem seus mandamentos.” (Sl 102, 17-18")

Essa passagem dispensa comentários e exemplifica bem o que deveríamos seguir todos os dias com nossas famílias. Se seguirmos todos os preceitos e ensinamentos de Deus em relação a família, sempre teremos Ele ao nosso lado, nos ajudando nas adversidades e abençoando mais a cada dia.

“Quem causa problemas à sua família herdará somente vento; o insensato será servo do sábio.” (Provérbios 11, 29)

Não é porque falamos o tempo todo que a família é o nosso porto seguro e que podemos contar com ela sempre que devemos ser insensatos e incoerentes ao pensar que eles podem e devem suportar as consequências de nossos atos errados. Devemos sempre lembrar que nossos atos tem consequências e que de maneira alguma podemos deixar nossas famílias sofrerem por conta deles.

“Antes, sede uns com os outros bondosos e compassivos. Perdoai-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou, em Cristo.” (Ef 4, 32)

O perdão torna-se tão dificil quando deve ser praticado dentro de casa, não é mesmo? Quantas vezes nos pegamos tomados por orgulho e raiva diante de um ente querido e em compensação, conseguimos perdoar e relevar atos de alguém que mal conhecemos? Deveria ser o contrário. Se Deus nos perdoou em Cristo devemos lembrar sempre de seu exemplo e praticar o perdão principalmente com a nossa família.


“Em resumo, o que importa é que cada um de vós ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher respeite o seu marido.” (Ef 5, 33)

Casos de desrespeito, brigas e até mortes entre casais infelizmente estão tornando-se cada vez mais frequentes. Devemos lembrar que uma vez recebendo o Sacramento do Matrimônio, o homem e a mulher passam a ser uma só carne. Lembrem-se de que o amor deve ser maior do que tudo, sempre!

Quem se descuida dos seus, e principalmente dos de sua própria família, é um renegado, pior que um infiel.(1 Tm 5, 8)

Negligenciar ajuda a um parente, abandonar os pais ou avós quando eles estão em idade mais avançada ou apresentando sinais da chegada da velhice. Quantos casos assim você conhece? Até mesmo dentro da sua família? Devemos sempre honrar e agradecer aqueles que cuidaram de nós e até mesmo se não cuidaram. O amor deve ser incondicional e devemos demonstrar cuidado e compaixão com a nossa família até o fim dos dias.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com sua família!

Leia também

Passagens da Bíblia sobre o casamento

Passagens da Bíblia para lembrar a importância dos nossos pais

Conselhos Sábios de Salomão para a Vida

Reflexão de Mateus 12, 50

Anterior
Anterior

Papa Francisco: 10 segredos para ser feliz

Próximo
Próximo

Por que acender uma vela?