Batismo

Imagem Batismo
É o primeiro Sacramento que todo cristão católico deve receber. Ele é categorizado, junto com a Eucaristia e a Crisma, de acordo com o Catecismo da Igreja Católica, como Sacramento da Iniciação.

Pelo Batismo, alicerce da vida cristã, o fiel renasce para a vida, configurando uma aliança inquebrantável com Deus. Por ser o primeiro, e o que abre a porta da Igreja, é essencial para que a pessoa receba todos os demais. Quem morre sem ser batizado, diz o Catecismo da Igreja Católica, também é salvo, pois Cristo morreu para salvar a todos nós.

O Batismo não é algo posto em uso pela Igreja Católica. Ao voltarmo-nos para a Bíblia, veremos que no Antigo Testamento o batismo já acontecia e era nomeado como:
- “a água, fonte de vida e de morte”;
- “a arca de Noé, que salva por meio da água”;
- “a passagem do Mar Vermelho, que liberta Israel da escravidão do Egito”;
- “a travessia do Jordão, que introduz Israel na Terra Prometida”;
- “imagem da vida eterna”.

Até mesmo Jesus Cristo, que não precisava, foi se batizar. E este é um dos momentos mais importantes da Igreja, pois por meio de João Batista, Jesus instituiu o verdadeiro Batismo. Na ressurreição, diz: “Ide e ensinai todos os povos, batizando-os no nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28, 19-20). Batismo de Jesus

Significado de Batizar

- “imergir na água”, é um banho de renovação, regeneração no Espírito Santo.
- tornar-se filho da Luz

Efeitos do batismo

- perdão do pecado original e de todos os pecados pessoais;
- participação nos dons do Espírito Santo;
- pertencer para sempre a Cristo.

O rito

Batismo Essencialmente, e como significa o verbo “Batizar”, o rito consiste em imergir a pessoa ou derramar água sobre sua cabeça, enquanto é invocado o Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Toda a comunidade, e não só os pais, madrinhas e padrinhos, tem responsabilidade com aquele momento, pois todos são responsáveis pela vida do irmão na Igreja.

Leia Também

Deixe seu comentário

img

Pesquisar