Imagem de São João Batista - Significados e Símbolos

A imagem de São João Batista retrata sua vida penitente e a missão na qual Deus o designou, que foi a de anunciar a chegada do Messias, prometido de Deus Pai.

Ele foi o precursor de Jesus Cristo, anunciou, pregou e batizou, exortando a todos a penitência e a conversão da vida interior, preparando os corações para vinda do Salvador, "o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (Jo 1, 29).

A Túnica

A túnica de São João Batista revela o aspecto mais marcante de sua vida e a exortação principal de suas pregações: a penitência, o jejum e a austeridade.

Nos diz os Evangelhos que João usava uma vesti­menta de pelos de camelo e um cinto de couro em volta dos rins. Alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. (Mt 3, 4).

A mão levantada

A mão direita simboliza sua missão como pregador nas margens do Rio Jordão, onde exortava e ensinava sobre a penitência, a conversão, o arrependimento e o perdão dos pecados.

Pessoas de Jerusalém, de toda a Judeia e de toda a circunvizinhança do Jordão vinham a ele, atraídos por seus ensinamentos (Jo 1, 4). Deste modo João, escolhido por Deus para ser a voz que clama no deserto (Jo 1,23), cumpria de forma extraordinária a missão que a ele foi confiada de preparar o caminho do Senhor, sempre com humildade e de coração desapegado, guiando as pessoas para o caminho por onde poderia-se encontrar o Salvador.

A concha

A concha pode muitas vezes ser vista na imagem de São João Batista.

Ela simboliza sua missão de ministrar o sacramento do Batismo, que lhe rendeu o nome de "Batista".

Ao ser o instrumento utilizado por Deus para "lavar a humanidade" da antiga vida de pecados e introduzi-las a "nova vida", São João Batista mais uma vez foi o precursor de Cristo, como ele mesmo o diz: “Eu vos batizo na água, mas eis que vem outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de lhe desatar a correia das sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo." (Lc 3, 16).

João, ao batizar Jesus, viu a Santíssima Trindade: o Espírito Santo veio sobre Jesus em forma de pomba e do céu veio uma voz como de trovão: 'Este é meu Filho muito amado, em quem coloco toda a minha confiança!' (Lucas 3, 21-22)

Flâmula

Na flâmula de São João Batista está escrito em latim: "Ecce Agnus Dei", que quer dizer: "Eis o Cordeiro de Deus", em alusão ao que ele mesmo disse, por inspiração divina, na segunda vez que encontra com Jesus as margens do Jordão, dizendo aos seus discípulos: "Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo". (João 1, 29)

Ao chamar Jesus de o Cordeiro de Deus, João anunciava por antecedência a morte de Cristo na Cruz, o verdadeiro, único e eterno sacrifício que será oferecido a Deus para expiação dos nossos pecados.

O Cordeiro

O cordeiro aos pés de São João Batista completa o sentido da mensagem da flâmula, simbolizando o antigo sacrifício do cordeiro, imolado em decorrência da festa da Pascoa, agora substituído por Jesus Cristo, o Verdadeiro Cordeiro Pascal, Aquele que tira os pecados do mundo.

A Cruz

A cruz de São João Batista possui dois significados.

O primeiro, representa o anúncio de Jesus como o Salvador, que redimiu a humanidade como o Cordeiro de Deus, sacrificado no lenho da Cruz, para a expiação dos nossos pecados.

Em segundo lugar, a cruz simboliza o martírio de São João Batista como prefiguração da morte de Jesus.

O manto vermelho

Nas imagens e pinturas sacras a cor vermelha simboliza o martírio, desta forma, o manto de São João Batista indica que ele foi um mártir da justiça e da verdade, dando sua vida pelo Reino dos Céus.

João denunciou os desmandos de Herodes. Por isso, foi preso e degolado, a pedido de Herodíades, amante de seu próprio cunhado Herodes.

Leia mais sobre São João Batista

História de São João Batista

Festa da Natividade de São João Batista I Santo do dia

Martírio de São João Batista I Santo do dia

Oração a São João Batista por uma graça

Oração a São João Batista

Aprenda a rezar o Terço de São João Batista

Novena de São João Batista

Anterior
Anterior

Imagem de Nossa Senhora de Lourdes - Significados e Símbolos

Próximo
Próximo

Imagem de São Bento - Significados e Símbolos