Significado da palavra Amém

Sempre que rezamos utilizamos a palavra Amém. Inconscientemente, desde que nos conhecemos por gente, aprendemos a dizer essa palavra; seja no final de uma oração ou para agradecer ou abençoar uma pessoa ou situação.

Pois é… lá no fundo sabemos o significado do Amém. Mas você sabe da onde surgiu esse costume e qual é a origem da palavra na Igreja Católica? Nós, da Sagrada Família, vamos te contar!

Origem

Deorigem hebraica, a palavra Amém é composta por três letras: alef, mem e num > אָמֵן (āmēn)
Algumas traduções nos dão como significado “verdadeiramente”, “certamente”, mas a mais conhecida é “que assim seja”. Não se trata de uma tradução literal, já que o hebraico é bem complexo e envolve vários significados por trás das letras que compõe a palavra.

Depois de traduzida para o grego e para as demais línguas em que a Bíblia foi traduzida, tornou-se, assim,um termo universal. Fatos relatam que na época dos apóstolos, eles já a utilizavam como forma de concordar e confirmar com o que era dito por Jesus.

Utilizações

Na Biblia,em Ap 3.14, Jesus é chamado de Amém. Fazendo uma breve interpretação, podemos dizer que ele éa confirmação e a convicção da certezade suas promessas e fé.

Além disso, no dia a dia, usamos muito a palavra quando queremos “assinar embaixo” de algo que foi falado ou escrito. É muito comum, ao terminar uma oração, espontaneamente respondermos com um “amém”.

Citações bíblicas

“Amém, Amém vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai” Jo 14:12

“Amém, Amém vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte” Jo 8:51

Amém vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido” Mt 5:18

E bendito seja para sempre o seu nome glorioso; e encha-se toda a terra da sua glória. Amém e Amém” Sl 72:19

Sendo assim, podemos concluir que essa éuma das palavras mais cheia de significados da Igreja Católica. É através dela que manifestamos e mostramos á todos a nossa fé e a nossa crença em Deus e às suas ordens.
Todas vez que pensarmos agora em falar “amém” devemos lembrar da seriedade e da siginificância da palavra e jamais dizê-la em vão, pois é como se estivéssemos invocando o próprio Deus.

Anterior
Anterior

Veja dentro do seu coração o olhar de Deus

Próximo
Próximo

A história e o significado por trás do Dia dos Pais