Veja dentro do seu coração o olhar de Deus

É muito fácil deixar o tempo passar sem percebermos a importância do que vem acontecendo no mundo. Estamos correndo contra o que realmente importa na vida: o tempo do coração. O coração é o encontro do homem consigo mesmo. “Convertei-vos a mim de todo o coração”, são palavras de Deus eternizadas na bíblia. Não podemos nos dirigir a Deus se não com o coração.

Viver esquecendo do amor que enche nossos corações é viver sem sentido. Viver de aparências, por exemplo, é deixar o coração esvaziar. De tempos em tempos é bom perceber o que estamos fazendo para viver, se realmente aprendemos a importância de medir e pesar as coisas conforme o nosso interior ou se a existência ainda está ligada ao que nos é conveniente.

Você já se perguntou a que mundo pertence? Você pertence a esse em que vivemos? Já encontrou a si e a Deus? Deus quer nos mostrar e ensinar a descobrir a importância de entregar seu coração e purificá-lo com as coisas boas. Mas deixamos que isso ocorra?

Nesse período de quaresma aprendemos que devemos nos preparar para a vinda de Cristo. A melhor forma de entender isso, e aproveitar esse momento quaresmal, e ver que o homem que quer conhecer Deus, tem que parar e encontrar a si mesmo em primeiro lugar. As máscaras impostas por situações diversas devem cair e a liberdade vibrar. Não se pode ter medo, as pessoas devem aprender a descobrir em seu coração os cuidados de Deus.

Para que isso comece a acontecer, uma das dicas é ampliar o espaço da nossa mente para que o Espírito Santo possa acabar com nossos medos. Deixar o coração encher do amor de Deus para que as barreiras sejam quebradas.

Mas aí você se pergunta, minhas orações não são suficientes? Deus pode preencher o coração com a sua presença e fazer-nos sentir que estamos no céu; mas também pode preenchê-lo com a sua ausência, a escolha é nossa.

Quando a nossa vida está dividida em alegria ou tristeza, quando a nossa vida é cheia de problemas, sempre lembramos de Deus, mas o que acontece é que as vezes, só lembramos dele nos momentos difíceis. É preciso ampliação do coração, abrindo totalmente à ação transformadora do Senhor. Seja em momentos bons ou ruins, para não pecarmos.

Mas o que o pecado tem relação com isso? O pecado é contrário à santidade de Deus. E nós percebemos esta gravidade, São Paulo nos diz: "O próprio Deus, que não conheceu pecado, o fez pecado por nós". Mas, até que chegue ao nosso coração, nós não percebemos o quão sério é o pecado.

Quando lembra-se da fome no mundo; ou quando você pensa que de vez em quando uma criança morre de fome e por outro lado estamos vendo a quantidade de alimentos jogados fora, você não para pensar? Não é um pecado contra a humanidade nosso lixo? Percebemos quão sério que é e como podemos ser culpados pela morte desses irmãos? E o nosso coração? Enche e esvazia assim facilmente quando a situação não nos diz respeito?
Vamos aproveitar a quaresma e voltar-se para o nosso interior, descobrir o verdadeiro chamado de Deus e render-se ao compromisso de deixarmos nosso coração sempre aos olhos de Deus. Vamos refletir.

Anterior
Anterior

Páscoa: tempo de perdão e renovação

Próximo
Próximo

Significado da palavra Amém