Imagem de Nossa Senhora das Graças - Significado e Simbolos

Nossa Senhora das Graças é um título atribuído a Santíssima Virgem Maria, tendo a sua festa litúrgica no dia 27 de novembro.

A aparição

A primeira vez em que se revelou de tal maneira foi em 1830, em uma aparição à Santa Catarina Labouré, em Paris, França.

Nesta aparição, Maria deixou-nos uma mensagem importante, dizendo que existem muitas graças à serem dadas para a humanidade, porém as pessoas não estavam pedindo-as. Desta forma a Virgem Maria designou Santa Catarina para espalhar a boa nova, através da Medalha Milagrosa.

Abaixo conheceremos os símbolos da imagem de Nossa Senhora das Graças.

A túnica e o véu branco

A túnica e o véu da cor branca na imagem de Nossa Senhora das Graças simbolizam a pureza da Santíssima Virgem Maria.

De fato, o próprio Anjo Gabriel, ao ver Maria no momento da Anunciação, exclama: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1, 28).

Tanto no judaísmo como no cristianismo, o uso do véu para as mulheres é sinal de pureza, modéstia e recato.

O cinto de Maria

Na imagem de Nossa Senhora das Graças é possível vê-la cingida, na altura do ventre, com um laço ou cinto. Ora, este laço simboliza que Maria está grávida e em seu ventre está Nosso Senhor Jesus Cristo, o nosso Salvador.

O manto azul de Maria

O manto azul de Nossa Senhora representa o céu. Maria, que foi Assunta ao Céu, agora contempla face a face a irrestrita presença de Deus, gozando também da glória celestial. Estando lá, diante de seu Filho Jesus, ela intercede por todos nós, seus filhos adotivos.


As 12 estrelas na cabeça de Maria

Na imagem de Nossa Senhora das Graças, há doze estrelas em sua cabeça, estas representam os 12 Apóstolos, remetendo-nos à passagem do Apocalipse de São João que diz:

“Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.” (Ap 12, 1)

Seu formato de coroa também nos lembra que Maria é a Rainha do Céu e da Terra.


A serpente sob os pés

É possível ver abaixo dos pés da imagem de Nossa Senhora das Graças uma serpente sob seus pés, que representa o demônio vencido pela “Nova Eva”, mantendo sua obediência ao sempre dizer ‘sim’ às vontades de Deus e de manter pura gerando Jesus Cristo, com este ato Maria “esmaga a cabeça da serpente”, como nos foi prometido por Deus em Gênesis:

“Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” (Gn 3, 15)

Sendo assim, aquele que é devoto da Virgem Maria, com coração puro e sincero, vence as tentações e se torna mais próximo de Deus.

O globo

O globo terrestre abaixo dos pés de Nossa Senhora simboliza que Nossa Mãe Maria pode intervir e interceder diante de Deus pela humanidade, porém desde que os cristãos peçam incessantemente do fundo de seus corações.

O raio que saem das mãos

É possível ver sair das mãos de Maria raios de luz de suas mãos que irradiam para todos os lados. Os raios retratados nessa representação da Virgem Santíssima representam todas as bênçãos e graças das quais ela derrama sobre todos nós diariamente, cabendo a nós exercitando nossa fé, e nos desafiando diariamente em oração alcançarmos estas bençãos que recaem sobre nós.

Anterior
Anterior

Imagem de Nossa Senhora Aparecida - Significados e Simbolos

Próximo
Próximo

Imagem de Nossa Senhora do Carmo - Significados e Simbolos