Santa Teresa de Calcutá- 5 de Setembro

Santa Teresa de Calcutá, também conhecida como Madre Teresa, foi uma das figuras mais amadas e reconhecidas do século XX, dedicando sua vida ao serviço dos mais pobres e necessitados. Ela nasceu em 26 de agosto de 1910, em Skopje, na atual Macedônia, com o nome de Anjezë Gonxhe Bojaxhiu.

Desde jovem, Teresa sentiu uma vocação interior para o serviço aos menos favorecidos. Aos 18 anos, deixou sua casa e ingressou na Congregação das Irmãs da Loreto, na Irlanda.

Apesar de estar bem situada na Europa, o sonho de Santa Teresa de Calcutá era o trabalho com os pobres na Índia. Sendo assim as superioras enviaram-na para fazer o noviciado no campo do apostolado. Ainda com o nome de Agnes, partiu para a Índia em 24 de maio de 1931, e tomou o nome de Teresa. Houve na escolha deste nome uma intenção, como ela própria dissera: a de se parecer com Teresinha do Menino Jesus, a humilde carmelita de Lisieux.

Em 1948 Santa Teresa recebeu permissão de suas superioras para deixar a escola no convento para devotar-se ao trabalho entre os mais pobres nas "favelas" de Calcutá.

Em 1950, Santa Teresa fundou a Ordem das Missionárias da Caridade, com o objetivo de cuidar dos "mais pobres entre os pobres". Elas se dedicaram a ajudar os doentes, leprosos, órfãos e moradores de rua, oferecendo cuidados médicos, abrigo, alimento e, acima de tudo, amor e dignidade. A obra de Madre Teresa logo se expandiu para outras partes da Índia e do mundo, tornando-se um dos movimentos de caridade mais conhecidos e respeitados.

Madre Teresa também era uma mulher de profunda fé e devoção. Ela passava horas em oração diariamente e encontrava sua força e inspiração no serviço aos mais necessitados. Sua vida de simplicidade e humildade serviu como exemplo de renúncia e devoção a Deus.

Ao longo de sua vida, Santa Teresa de Calcutá recebeu inúmeros prêmios e reconhecimentos por seu trabalho, incluindo o Prêmio Nobel da Paz em 1979. No entanto, ela permaneceu humilde e dedicada à sua missão até o fim de seus dias.

Mesmo doente Santa Teresa, trabalhou até morrer de ataque cardíaco em 5 de setembro de 1997, em Calcutá, aos 87 anos. Foi beatificada pelo Papa São João Paulo II no dia 19 de outubro de 2003, Dia Mundial das Missões.

No dia 04 de setembro de 2016, foi canonizada pelo Papa Francisco. A canonização da missionária foi decidida após a Igreja Católica ter aprovado seu segundo milagre, a cura extraordinária de um brasileiro. 

Seu legado continua a inspirar milhões de pessoas em todo o mundo. Sua vida é um testemunho notável de amor, compaixão e serviço aos mais necessitados, lembrando-nos do poder da caridade e da importância de olhar para o próximo com bondade e compaixão. Santa Teresa de Calcutá é verdadeiramente um exemplo de santidade no mundo moderno.

Santa Teresa de Calcutá, rogai por nós! 

Anterior
Anterior

São Liberato de Loro- 6 de Setembro

Próximo
Próximo

Santa Rosália - 4 de Setembro