Santa Rosa de Lima - 23 de Agosto

Santa Rosa de Lima, nascida em 1586 no Peru, é a primeira santa nativa da América e uma das mais influentes figuras religiosas da América Latina colonial. Ela é conhecida por sua intensa vida de oração, penitência e serviço aos necessitados.

Seu o nome de batismo era Isabel Flores, era filha de espanhóis, ainda na infância recebeu o apelido de Rosa de uma das empregadas da casa que dizia que a beleza de Santa Rosa de Lima era como a da flor.

Apesar de sua beleza e dos elogios Santa Rosa não se deixava levar pela vaidade. Desde jovem, mostrou um profundo amor por Deus e uma devoção ardente à Virgem Maria. Ela levou uma vida de extrema austeridade, dedicando-se à oração, ao jejum e à caridade, vivendo sempre na humildade ensinada por Jesus Cristo. Tanto que após seu pai perder todo o dinheiro Santa Rosa de Lima não se sente perturbada ao começar a trabalhar como doméstica, e sempre dizia com grande certeza: “Se os homens soubessem o que é viver em graça, não se assustariam com nenhum sofrimento e padecem de bom grado qualquer pena, porque a graça é fruto da paciência”.

O nome Rosa foi oficialmente tomado quando ela tomou o hábito da Ordem terceira Dominicana, da qual escolheu pois era a mesma ordem do seu modelo de devoção: Santa Catarina de Sena, seu nome então mudou para: Rosa de Santa Maria. Porém onde ela vivia não existiam conventos desta ordem.

Santa Rosa de Lima renunciou a muitos pedidos de casamento e de vida fácil que vinham devido a sua beleza, e dizia:  “O prazer e a felicidade de que o mundo pode me oferecer são simplesmente uma sombra em comparação ao que sinto”.

Começou a viver a vida religiosa no fundo do quintal dos pais e, assim, na oração, penitência, caridade para com todos, principalmente índios, negros, os doentes e os pobres. Ela construiu um pequeno hospital em sua casa e cuidava pessoalmente dos doentes, lavando suas feridas e fornecendo-lhes conforto espiritual.

Sua santidade e influência cresceram ao longo dos anos, atraindo seguidores e devotos. Ela foi uma defensora da justiça social e da compaixão, lutando contra a exploração dos indígenas e das classes mais baixas.

Santa Rosa de Lima cresceu na união com Cristo e foi para os braços do Pai Eterno em 1617 aos 31 anos.

Ela foi canonizada em 1671 pelo Papa Clemente X e é venerada como padroeira do Peru e das Filipinas, além de ser a patrona dos jardineiros e floristas.

Santa Rosa de Lima, rogai por nós!

Anterior
Anterior

São Bartolomeu - 24 de Agosto

Próximo
Próximo

Nossa Senhora Rainha - 22 de Agosto