Conheça a história da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um dos títulos Marianos mais conhecidos da Igreja Católica. Sua festa litúrgica é comemorada dia 27 de Junho.

A imagem que hoje veneramos, é um ícone do estilo bizantino, feito por um autor desconhecido, e seu aspecto é inspirado nas iconografias de Nossa Senhora pintados por São Lucas Evangelista.

Além de médico e escritor, São Lucas também era pintor. Segundo antiga tradição, São Lucas teria pintado ícones de Jesus Cristo, da Virgem Maria, de São Pedro e São Paulo. Há pinturas atribuídas a ele que existem até hoje, como é o caso dos ícones da "Theotokos de Vladimir" e de "Nossa Senhora de Czenstochowa".

História

Segundo a tradição, o ícone foi trazido de Creta, Grécia, por um negociante que a havia roubado no século XV. Pensando em conseguir algum dinheiro com a venda da imagem, este homem levou-a até Roma, porém, durante o trajeto pelo mar Mediterrâneo, uma tempestade quase fez o navio naufragar. Ao chegar em Roma, ele adoeceu gravemente e, por isso, procurou a ajuda de um amigo. No seu leito de morte, o comerciante, arrependido, contou ao amigo que roubou o quadro e pediu a ele que o devolvesse a uma igreja. Este prometeu devolver a obra de arte sacra, mas depois mudou de ideia e morreu, sem ter cumprido a promessa feita ao amigo comerciante.

Para que se cumprissem os desígnios divinos, a Santíssima Virgem Maria apareceu a uma menina de seis anos, familiar de quem portava o ícone, e "mandou-lhe dizer à mãe e à avó que o quadro devia ser colocado na Igreja de São Mateus Apóstolo, situada entre as basílicas de Santa Maria Maior e São João Latrão, sob o título de Perpétuo Socorro". Em obediência, o ícone foi devolvido e exposto na igreja de São Mateus em 27 de março de 1499. A partir do século XVI, a devoção começou a se divulgar em toda Roma e, anos mais tarde, pelo mundo inteiro. Nessa igreja, a imagem foi venerada durante os 300 anos seguintes.

O esquecimento

Em uma invasão, a Igreja de São Mateus foi destruída. Os Agostinianos que guardavam a Obra, levaram-na para um lugar oculto, onde permaneceu esquecida por 30 anos. Um monge muito devoto, antes de morrer, contou a história a um coroinha, que, tempos depois, se tornou padre Redentorista e ajudou a reencontrar o ícone.

Reencontro

Em 1866, o Papa Pio IX entregou a guarda da imagem aos Redentoristas e fez esta recomendação: “Fazei com que todo o mundo conheça esta devoção”. Fizeram, então, muitas cópias do ícone e a difundiram por todas as partes do mundo.

Atualmente, o quadro original encontra-se na Igreja de Santo Afonso, em Roma.

No local da igreja destruída ergueu-se uma nova Igreja e também a proposta de renovação de fé e propagação da imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Para que o objetivo fosse cumprido, o Papa ainda mandou fazer algumas cópias da imagem e espalhou-as entre outras igrejas para que sua popularidade aumentasse ainda mais e desde então não parou mais.

Significado

Na parte superior do quadro, encontramos inscrições em grego que significam “Mãe de Deus”. Acima dos ombros de Nossa Senhora, encontram-se dois anjos, um de cada lado onde um segura uma lança, uma vara e uma esponja e o outro segunda uma cruz e pregos. São símbolos que indicam o sofrimento de Cristo na cruz e anunciam a Paixão de Cristo.

Discretamente, a mão direita de Nossa Senhora aponta para o Menino Jesus, como num gesto de mostrá-lo como “esse é o Deus de verdade”.

Oração à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Ó Senhora do Perpétuo Socorro, mostrai-nos que sois verdadeiramente nossa Mãe obtendo-me o seguinte benefício: (faz-se o pedido)… E a graça de usar dela para a glória de Deus e a salvação de minha alma. Ó glorioso Santo Afonso, que por vossa confiança na bem-aventurada Virgem conseguistes tantos favores e tão perfeitamente provastes, em vossos admiráveis escritos, que todas as graças nos vêm de Deus pela intercessão de Maria, alcançai-me a mais terna confiança para com nossa Mãe do Perpétuo Socorro e rogai-lhe, com instância, me conceda o favor que reclamo de seu poder e bondade maternal. Eterno Pai, em nome de Jesus e pela intercessão de nossa Mãe do Perpétuo Socorro e de Santo Afonso, peço-vos me atendais para vossa glória e bem da minha alma.

Amém.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!

Leia mais sobre Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro I Santo do dia

Significados e Símbolos da Imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Consagração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Aprenda a rezar o Terço de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Anterior
Anterior

História de São João Batista

Próximo
Próximo

Conheça a história de São Bento