São Vital

Imagem São Vital

Viveu entre o século VI e VII, foi monge, eremita na região de Gaza, localizada na Palestina.

São Vital vivia o refúgio em Jesus Cristo, na oração e na penitência. Movido pelo Espírito Santo, saiu da Palestina e foi para o Egito, ficando em Alexandria. A sociedade daquele tempo sofria com a prostituição, mas Vital não as julgou, não as condenou.

O santo buscava, durante o dia, arrecadar fundos e, depois, à noite, ia ao encontro das prostitutas e oferecia o dobro em dinheiro apenas para ter a atenção delas. Ele anunciava Jesus Cristo como diz o Evangelista Lucas: Com um coração de Deus, como um pastor que é capaz de deixar 99 ovelhas para ir ao encontro daquela que se desgarrou.

Algumas senhoras “piedosas” foram se queixar desse apostolado com o bispo e São Vital foi preso. No entanto, as mulheres que iam se convertendo foram até a autoridade eclesiástica.

Os fatos foram apurados e viu-se que era uma injustiça contra o santo. Injustiça maior aconteceu quando, já solto, continuou a evangelizar com este método ousado, mas um homem que comercializava as mulheres, o apunhalou pelas costas.

São Vital teve forças ainda de deixar, por escrito, esta verdade que é atual para todos nós. Ao povo de Alexandria e dos demais lugares, ele dizia: “Convertei-vos, não deixais a conversão para amanhã”. Por isso, São Vital chamava à atenção para a conversão e, ao mesmo tempo, para o dia do juízo.

São Vital, rogai por nós!

Fonte: https://www.miliciadaimaculada.org.br/espiritualidade/santo-do-dia?saintid=1285

Leia Também

Peça sua Benção

img

Pesquisar