São Roberto Belarmino

Imagem São Roberto Belarmino

Hoje dia 16 de setembro relembramos São Roberto Belarmino, nascido com o nome de Roberto Francisco Rômulo Belarmino em 04 de outubro de 1542 em MontePulciano na Itália no berço de uma família humilde, porém de muita fé.

Quando jovem Roberto Francisco tinha uma saúde frágil, porém mesmo doente vivia a vida com profundo amor a Igreja e aos estudos, o que o levaria ao magistério, tornando-se professor respeitado em várias instituições de ensino da Itália.

São Roberto Belarmino concluiu seus estudos no ano de 1571 se tornando sacerdote e e entrando para a Companhia de Jesus, unindo a sabedoria das ciências terrenas com o conhecimento espiritual e grande fé, escrevendo três volumes de uma das obras teológicas mais consultadas se todos os tempos "As Controvérsias Cristãs sobre a Fé", um tratado sobre todas as heresias.

Mais tarde, em 1592 Belarmino foi nomeado diretor do Colégio Romano. Nesta função ficou apenas por dois anos, pois o Papa Clemente VIII reclamava sua presença em Roma, para auxiliá-lo como consultor no seu pontificado. Nesse período produziu outra obra famosa: o "Catecismo", que teve dezenas de edições e foi traduzido para mais de cinqüenta idiomas.

Trabalhou durante muitos anos como assessor dos pontífices romanos. Morreu aos setenta e nove anos de idade, apresentando graves problemas físicos e de surdez. Foi proclamado santo e doutor da Igreja.

Leia Também

Peça sua Benção

img

Pesquisar