São Raimundo Nonato

Imagem São Raimundo Nonato

Relembremos a história de São Raimundo Nonato, o modelo para todo vocacionado à santidade.

São Raimundo Nonato nasceu de um parto difícil, o que o tornou patrono e protetor das parteiras, seu nome inclusive significa: "Não Nascido" pois sua mãe já se encontrava morta quando nasceu.

Conta a história que São Raimundo Nonato nasceu no ano de 1200 em Portel na Espanha, na diocese de Solsona, passando sua infância trabalhando como pastor, visitando constantemente a ermida de São Nicolau, onde venerava a imagem de Nossa Senhora.

Durante as horas em que passava orando a Nossa Senhora, conta-se que um anjo guardava o rebanho para o garoto, e esta proteção vinha pois desde jovem São Raimundo Nonato apresentava grande inclinação para a vida religiosa. Porém seu pai não aceitava e sem êxito buscou impedir o jovem de corresponder ao chamado.

São Raimundo adentrou na ordem de Nossa Senhora das Mercês, recebendo de São Pedro Nolasco (fundador da ordem), o hábito, se tornando um grande exemplo na missão de resgatar escravos cristãos das mãos dos mouros.

De acordo com a  história certa vez, São Raimundo conseguiu liderar uma missão que libertou 150 cristãos, porém, quando na Argélia os recursos para o salvamento daqueles que corriam o risco de perderem a vida e a fé acabaram, então o Missionário e Sacerdote Raimundo, entregou-se no lugar de um dos cristãos. Na prisão, Raimundo pregava para os muçulmanos e cristãos, com tanta Unção que começou a conversão e desse modo sofreu muito, pois chegaram ao extremo de perfurarem os seus lábios com um ferro quente, fechando-os com um cadeado. Foi mais tarde libertado da prisão e retornou à Espanha.

São Raimundo Nonato, morreu em Cardona no ano de 1240 gravemente doente. Não aguentou atingir Roma onde o Papa Gregório IX queria São Raimundo como Cardeal e conselheiro. O seu corpo foi descansar na mesma ermida de São Nicolau em que orava nos seus anos de pastor.

Leia Também

Peça sua Benção

img

Pesquisar