São Mateus Apóstolo

Imagem São Mateus Apóstolo

Hoje dia 21 de setembro é um dia importante para a Igreja, pois comemoramos o dia de São Mateus, apóstolo e evangelista.

São Mateus nasceu com o nome de Levi, filho de Alfeu, trabalhou como cobrador de impostos, porém ao receber o convite de jesus largou tudo de sua antiga vida: sua banca, a vida ligada ao dinheiro e aos apegos materiais. Assim descobriu sua vocação. Mais tarde o santo apóstolo mudaria seu nome para Mateus que significa "dom de Deus"

O primeiro Evangelho canônico, que tem o seu nome, apresenta-no-lo no elenco dos Doze com uma qualificação bem clara: “o publicano” (Mt 10, 3). Desta forma ele é identificado com o homem sentado no banco dos impostos, que Jesus chama ao seu seguimento: “Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado no posto de cobrança, e disse-lhe: “Segue-me!”. Ele levantou-se e seguiu-o” (Mt 9, 9).

Também Marcos (cf. 2, 13-17) e Lucas (cf. 5, 27-30) narram a chamada do homem sentado no posto de cobrança, mas chamam-no “Levi”.

São Mateus ficaria mais conhecido pelo seu evangelho que era guiado por um enorme carisma, escrito entre os anos 80 e 90 na Síria e na Palestina, mais do que pela sua obra missionária no Oriente.

São Mateus morreu por ordem do rei Hitarco, sobrinho do rei egípcio, no altar da igreja em que celebrava o santo ofício da missa. Isso aconteceu porque não intercedeu em favor do pedido de casamento feito pelo monarca, e recusado pela jovem Efigênia, que havia decidido consagrar-se a Jesus. Inconformado com a atitude do santo homem, Hitarco mandou que seus soldados o executassem.

No ano 930, as relíquias mortais do apóstolo são Mateus foram transportadas para Salerno, na Itália, onde, até hoje, é festejado como padroeiro da cidade.

Leia Também

Peça sua Benção

img

Pesquisar