São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus

Imagem São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus

No dia 26 de julho, celebramos os pais de Maria: São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus. Por isso, é momento também de fazermos memória de nossos avós.

Em hebraico, Ana significa “graça”, enquanto Joaquim é relativo à “Javé prepara ou fortalece”.

São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus

De acordo com escritos apócrifos, não canônicos do Protoevangelho de Tiago, São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus, eram estéreis. Apesar desta dificuldade, São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus, eram fiéis a Deus e aos desígnios que Ele propunha à suas vidas.

A graça concedida por Deus a São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus, de conceber a Virgem Maria, traz outro fato interessante: além de estéreis, eles já estavam com idade avançada. 

A partir deste grande milagre na vida de São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus, a dedicação de ambos foi na educação de Maria até seu noivado com José, ensinando a ela as profecias da chegada do Messias e como dirigir-se a Deus com imensa piedade.

São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus: o elo da salvação

É correto afirmar que São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus, são o elo entre a vontade de Deus e a concretização da vinda de Seu filho para nos salvar.

Deus, ao olhar para a tristeza deste casal em não poder realizar o sonho de terem um filho, viu neles o caminho pelo qual a salvação aconteceria. Por isso, Maria foi, desde sempre, a escolhida para receber em seu ventre o Filho de Deus encarnado.

Desta forma, São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus, foram, na Terra, o leme de Maria, guiando-a sob o temor e amor a Deus, enquanto o Pai foi a brisa leve a encaminhá-la para conceber, cuidar e viver para Jesus.

Oração a São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus

Senhor por intercessão de São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus, lembra-Te daqueles a quem deste o dom da vida longa. Recompensa-os agora pelo bem que realizaram no passado, perdoa-os por suas falhas. Torna seus dias felizes e dá-lhes Tua graça a fim de que sigam crescendo através dos desafios de seus últimos anos. Dá-lhes a vida eterna Contigo. Senhor Jesus, peço-te uma bênção para todos aqueles que chegaram à idade avançada, especialmente estes:

(Diga os nomes, bem como sua intenção pelos idosos)

E a mim Senhor, peço a graça de saber valorizar os idosos, peço a graça de saber dar atenção, carinho e afeto, respeito e dignidade aos idosos. Sei que se Vossa bondade me conceder um dia, também o serei e sei que a vida é um aprendizado. Por isso rezo, dai-me a graça de saber envelhecer, dai-me a maturidade que a minha idade permite ter, dai-me sabedoria, compreensão do mundo e das pessoas porque cada dia é um passo rumo à Tua presença.

Senhor por intercessão de São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus, pedimos a graça de aceitar o tempo, aceitar os fatos, mas nunca desistir de um recomeço. Aos que já são idosos, pedimos Senhor que saibamos amá-los em suas fragilidades, acolhê-los em suas limitações, ajudá-los em suas dificuldades. Que a minha presença junto aos idosos leve-os a superar o sentimento de solidão e me ajude a ser um ouvido que escuta, uma mão estendida e um coração que ama. Amém.

Leia Também

Vídeo

Pesquisar