São João Gualberto

Imagem São João Gualberto

Relembremos a história de São João Gualberto, nascido em Florença na Itália o ano de 995 foi educado por nobres cristãos e por sua mãe que viviam em um dos vários castelos do país. João era conhecido por ser hábil com as palavras, as armas e a administração do patrimônio de sua família. 

Porém a vida de São João Gualberto teve uma reviravolta após a morte de seu irmão mais velho. Como era costume naquela época o então jovem João buscou vingar a morte de seu irmão procurando o assassino, e em uma sexta-feira Santa do ano de 1028 ele encontrou o homicida vagando sozinho. Rápidamente João Gualberto empunhou sua espada, porém o adversário se ajoelhou de braços abertos implorando clemência em nome de Jesus Cristo.

Durante o episódio em que encontrou o assassino de seu irmão São João Gualberto foi tocado pelo clamor daquele homem, jogou sua espada ao chão e deu um abraço fraternal naquele que outrora era seu inimigo. Logo em seguida se dirigiu à igreja de São Miniato onde se ajoelhou diante do crucifixo de Jesus Cristo, e conta a história que a cruz se inclinou em aprovação pelo nobre ato daquele homem.

João Gualberto tornou-se um humilde monge, exemplar na disciplina às Regras, no estudo, na oração, na penitência e na caridade. Por causa de divergências internas, João Gualberto resolveu fundar o próprio mosteiro, segundo as regras de São Bento.

Seguindo com rigor a disciplina e austeridade às regras da ordem, João Gualberto implantou um centro tão avançado e respeitado de estudos, que a própria Igreja enviava para lá seus padres e bispos para aprofundarem seus conhecimentos.

Morreu no dia 12 de julho de 1073, na Úmbria. São João Gualberto é o Santo Padroeiro da Guarda e Engenharia Florestal.

Leia Também

Peça sua Benção

img

Pesquisar