São João de Deus

Imagem São João de Deus

Nascido em Portugal em 1495, São João de Deus sempre teve muita garra e atitude, tanto que aos 8 anos fugiu de casa e seguiu rumo a Espanha, onde viveria suas aventuras.

Vida de Histórias e Aventuras

Após fugir de casa João se tornou pastor de um rebanho, para custear seus estudos se tornando um administrador.

Porém mesmo estudado João de Deus ainda não se sentia completo, foi então que decidiu seguir a carreira militar, inclusive lutando ao lado do rei Carlos V na batalha de Pávia, onde sairiam vitoriosos.

Ao término de seu serviço pelo exército, João decidiu rumar para Granada, onde abriria uma livraria, sendo neste período onde teria contato com as pregações de João de Ávila, que despertaria em João de Deus uma vontade radical de conversão.

Durante seu período de conversão João começou a fazer doações e caridades aos mais necessitados, renunciando a si mesmo e aos seus bens, inclusive sendo considerado louco pelos que eram próximos a ele, sendo mandado a um manicômio.

Expiação e Penitência

Durante o período no manicômio João de Deus presenciou e sentiu o sofrimento que era infligido às pessoas naquele local, porém com grande fé tomou aquele período de humilhação como penitência, para que conseguisse despertando no coração de João o carisma para lidar com os doentes mais necessitados.

Dedicação aos Necessitados e Canonização

Após experimentar este período São João de Deus, passou a acolher numa casa alugada, indigentes e doentes, entregando-se ao cuidado exclusivo num hospital fundado por ele em Granada (Espanha) e assistido por um grupo de companheiros que, mais tarde, constituíram a Ordem Hospitalar de São João de Deus, o que viria a falecer em 1550.

Leia Também

Peça sua Benção

img

Pesquisar