São Frei Galvão

Imagem São Frei Galvão

São Frei Galvão era conhecido como um homem de paz e de caridade, nasceu com o nome de Antônio de Sant'Anna Galvão, nascido em 10 de maio de 1739, na cidade de Guaratinguetá em São Paulo.

Era filho de Antônio Galvão um português que morava no Brasil, e Isabel Leite de Barros, brasileira de Pindamonhangaba, em São Paulo. Foi criado em um lar muito religioso, vivendo em uma família que gozava de status sócia e político.

Logo aos 13 anos de idade São Frei Galvão foi enviado à Bahia para ter uma educação no Seminário dos Padres Jesuítas, pois, seu pai queria que tivesse a melhor educação que suas possibilidades econômicas permitiam.

No ano de 1760 São Frei Galvão, ingressou no noviciado da Província Franciscana da Imaculada Conceição, no Convento de Boaventura do Macacu no Rio de Janeiro, sendo ordenado sacerdote em 11 de julho de 1762, movido para o Convento de São Francisco na cidade de São Paulo.

São Frei Galvão fundou no ano de 1774 o Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência, atual Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz, das Irmãs Concepcionistas da Imaculada Conceição.

Era cheio do espírito santo e de caridade não media esforços para aliviar os sofrimentos das pessoas, sendo muito procurado pelo povo em suas necessidades. Fundou o mosteiro da luz, onde formou religiosas com estatutos que tratam a espiritualidade na caridade, e de como deve ser vivida a vida religiosa, e a forma de tratar as pessoas de dentro e de fora do "recolhimento".

São Frei Galvão faleceu às 10 horas de 23 de dezembro de 1822 no Mosteiro da Luz em São Paulo, adormecendo após receber os sacramentos, sendo sepultado na Capela-Mor da Igreja do Mosteiro da Luz, um local de peregrinação. Em sua lápide se encontra escrito: “Aqui jaz Frei Antônio de Sant’Anna Galvão, ínclito fundador e reitor desta casa religiosa, que tendo sua alma sempre em suas mãos, placidamente faleceu no Senhor no dia 23 de dezembro do ano de 1822”.

A canonização de São Frei Galvão ocorreu em 11 de maio de 2007 pelo papa Bento XVI com sua data sendo oficializada para o dia 25 de Outubro.

Leia Também

Peça sua Benção

img

Pesquisar