São Francisco de Assis

Imagem São Francisco de Assis

São Francisco de Assis nasceu entre os anos 1181 e 1182, na cidade de Assis, Itália. Seu pai, um rico comerciante de tecidos, frequentemente viajava para a França, de onde trazia a maior parte de suas mercadorias.

E foi em homenagem à pátria francesa que seu pai batizou o filho de Francisco que cresceu auxiliando nos negócios de sua família que comercializava em sua maioria tecidos tendo uma infância e uma adolescência muito ligadas aos bens materiais e ao comercio.

O sofrimento da guerra

No ano de 1201, o jovem partiu para uma guerra na cidade de Perúsia, encorajado pelo pai e pelo desejo do jovem de obter fama e mais dinheiro. Mas, a guerra não saiu muito bem como planejado por Francisco. Foi tomado como prisioneiro e assim permaneceu por meses, até conseguir sua libertação.

Entrou em conflito direto com o pai, quando vendeu todas as suas mercadorias para dar dinheiro aos pobres e comprar material de construção, para completar a reforma de uma igrejinha. Esses conflitos desencadearam na fúria do pai de São Francisco, que o deserdou.

A entrega a Deus

Em uma verdadeira conversão, com apenas 25 anos de idade, São Francisco de Assis se entrega apenas ao espírito, realizando sermões que atraiam cada vez mais pessoas. Após um tempo a fama de Francisco se espalhou e conseguiu vários seguidores, dispostos a fundar uma ordem religiosa. Assim sendo no ano de 1210 dando início a "Ordem dos Irmãos Mendigos de Assis".

Fundação da ordem

Cinco anos após a fundação o Papa Inocêncio III reconhece oficialmente a "Ordem dos Franciscanos", designando o Cardeal Ugolino, como o protetor da Ordem. Neste mesmo período um grupo de monges foi selecionado para peregrinar pelo mundo espalhando a palavra de Jesus Cristo.

A provação

Durante a peregrinação quatro monges franciscanos foram martirizados por um grupo de muçulmanos de Ceuta, por recusarem sua conversão ao islamismo. Ao saber do ocorrido São Francisco embarca para Jerusalém, onde é aprisionado pelo Sultão, porém, para demonstrar que sua fé era grande o Santo andou sobre brasas, sendo assim liberado e voltando para a Itália.

As estigmas, e a entrada nos céus

Entrou de vez para a vida religiosa, fundando a Ordem dos Frades Menores e a Ordem Terceira. Foi em 1224 que Francisco recebeu os estigmas de Jesus crucificado em seu próprio corpo, dois anos antes de sua morte. São Francisco de Assis foi canonizado pelo Papa Gregório IX em 1228.

 

Mais sobre de São Francisco

 

Leia Também

Peça sua Benção

img

Pesquisar