São Cornélio

Imagem São Cornélio

Hoje dia 16 de setembro relembramos o dia do Santo Papa, São Cornélio, eleito por unanimidade para o cargo de Pontífice após um grande período vago na Cátedra de São Pedro.

Nessa época São Cornélio teve que lidar com Novaciano, que se após se ordenar bispo se proclamou o antipapa, criando o primeiro cisma da Igreja.

Segundo os partidários de Novaciano, Cornélio teria adotado um discurso e postura muito indulgente, boa e compreensiva, para com os desertores da fé católica, os chamados “lapsi”. Para socorrer a postura de Cornélio, um bispo de Cartago, chamado Cipriano, entrou em cena. Este bispo ajudou Cornélio a defender a verdadeira autoridade papal.

Durante este período a Igreja se viu dividida entre os seguidores de São Cornélio favoráveis a admissão dos cristãos pecadores de volta à Igreja, já os seguidores de Novaciano defendia a total exclusão dos pecadores.

Além das complicações internas o Papa São Cornélio enfrentava um período de grandes perseguições do imperador pagão Valeriano, que exilou o pontífice até seus últimos dias.

O único amigo de São Cornélio naquele período era Cipriano, que trocava cartas com ele buscando animar seu grande amigo, porém a amizade de Cipriano para com o Papa Celestino custaria sua vida.

São Cornélio morreu em junho de 253, sendo sentenciado ao martírio pelo imperador, por não aceitar prestar o culto aos deuses pagãos. Foi sepultado no cemitério de São Calixto.

Leia Também

Peça sua Benção

img

Pesquisar