São Clemente de Ochrida

Imagem São Clemente de Ochrida

Hoje dia 27 de Julho é o dia de São Clemente de Ochrida, que ganhou o título de "o Búlgaro”, por dedicar sua vida religiosa a religião da Bulgária deixando marcas profundas de sua presença na região.

Pouco se sabe sobre o nascimento de São Clemente de Ochrida, há relatos dele datados do século IX quando o príncipe de Moravia solicitou ao imperador de Constantinopla pediu para que lhe fossem enviados evangelizadores de origem germânica.

No período de São Clemente de Ochrida os rituais litúrgicos eram diferentes entre os missionários latinos e germânicos, pois nesta época ainda não existiam padrões para todos os rituais católicos. Na região da germânia os irmãos Cirilo e Metódio seguiam para lá com os "Apóstolos do Oriente", levando colaboradores, e um deles era o próprio São Clemente de Ochrida que com grande dedicação devido e à sua cultura tornou-se colaborador direto de Metódio na adaptação a liturgia do Oriente para as populações da região.

São Clemente de Ochrida fez inúmeras viagens com Cirilo e Metódio pela região do leste europeu, que era marcada por uma rivalidade gerada pela divisão entre evangelizadores "Latinos" e "Germânicos",  obrigando Clemente a se afastar da cidade por conta de um bispo que não aceitava os "rituais germânicos".

Devido à perseguição gerada por esta rivalidade São Clemente de Ochrida acabou fugindo para a Bulgária, onde além de um refúgio seguro encontrou um novo campo para atuar, trabalhando na simplificação do alfabeto para facilitar seus estudos. Além do mais converteu para o cristianismo o próprio rei, que decidiu deixar o torno para o retiro em um mosteiro. Os sucessores apoiaram Clemente fortemente, o nomeando "primeiro bispo de língua búlgara" comandando a principal diocese daquele país.

Amava a cidade de Ochrida e apesar de seu desejo de se escolher a cidade para a construção de uma escola e mosteiro, onde pretendia realizar seu retiro na velhice. Porém precisava escolher e instruir um Bispo substituto.

São Clemente de Ochrida faleceu em 27 de julho de 916 na cidade de Velika, porém seu corpo foi sepultado no mosteiro da cidade de Ochrida, onde passou a ser venerado pela população.

Leia Também

Peça sua Benção

img

Pesquisar