São Bento

Imagem São Bento

São Bento nasceu na Itália, em Núrsia, no ano de 480 Dc, membro de uma nobre família daquela região foi enviado ainda muito jovem para aprender retórica e filosofia em Roma.

Chamado de Deus

Já em Roma, realizando seus estudos São Bento percebeu que sua vida ainda era mundana e superficial, então retirou-se para uma vida reclusa dedicando-se ao estudo da Bíblia e do cristianismo. Para tal, ele se retirou nas montanhas da Úmbria, dedicando-se a uma vida de oração, meditação e exercícios para a santidade.

Após três anos em uma gruta, São Bento passou a atrair outros que se tornaram discípulos de Cristo pelos passos traçados por ele, buscando nas regras de São Pacômio e São Basílio uma vida monástica ocidental e romana, nascendo assim o mosteiro de Monte Cassino.

A Regra Beneditina ou Regra de São Bento

São Bento criaria após muitos anos de estudos aquela que é conhecida até hoje como Regra Beneditina, que formava cristãos santos, através da prática dos mandamentos e ensinamentos de Jesus Cristo, além dos conselhos do evangelho. Logo após sua criação as Regras de São Bento tomaram inúmeros mosteiros Europa a fora com a máxima "Ora et Labora" (Ore e Trabalhe).

De acordo com São Bento para uma vida comunitária saudável depende do total equilíbrio psicológico: sendo assim vários mosteiros além de ajudar a espalhar a palavra de Deus se tornaram locais de ciência, escolas de agricultura e muito mais.

Morte e canonização

São bento faleceu aos 67 anos, e seu dia é comemorado em onze de julho (11/07).

Quer saber mais sobre São bento ?

 

Leia Também

Peça sua Benção

img

Pesquisar