Santo Atanásio

Imagem Santo Atanásio

Santo Atanásio nasceu em Alexandria no Egito no ano de 296.

A Participação de Santo Atanásio foi muito importante no ano de 325 no I Concílio ecumênico em Nicéia, que definiu a doutrina autêntica contra a heresia dos arianos, que tornava Jesus inferior a Deus Pais, prestou forte auxílio ao seu bispo durante aquele período conturbado.

Após este concílio o arianismo foi condenado, e foi definido o Credo, do qual é rezado até hoje. Porém isso não teria ocorrido se não fosse por toda a argumentação e dedicação a doutrina por parte de Santo Atanásio que demonstrou todos os erros dos arianos, refutando-os sem exitar com ampla clareza, sendo admirado por todos naquele evento.

Santo Atanásio foi o sucessor do bispo de Alexandria com apenas 31 anos, e dirigiu a igreja de lá durante 15 anos, sofrendo inúmeras perseguição por parte dos arianos que eram apoiados pelo imperador e caluniaram o nome de Atanásio, que foi obrigado a fugir da sede episcopal por 5 vezes.

Durante a perseguição Santo Atanásio refugiava-se no deserto, onde conheceu e conviveu com Santo Antão, e durante 5 anos se escondeu da perseguição, saindo durante a noite para consolar os seus fiéis, jamais abandonando seu posto, se mantendo firme, e criando inúmeros escritos.

Santo Atanásio faleceu com 77 anos, e foi reconhecido por seu trabalho, e fidelidade, além das obras as quais escreveu para a Santa Igreja, sendo declarado além de Santo, um Doutor da Igreja.

Leia Também

Peça sua Benção

img

Pesquisar