Santa Rosa de Viterbo

Imagem Santa Rosa de Viterbo

Nascida em uma família cristã no ano de 1233 na cidade de Viterbo, Rosa sempre foi muito devota.

Milagres

Segundo a tradição, com apenas 3 anos Santa Rosa se aproximou do corpo de sua tia materna que estava morta e a ressuscitou apenas com o som de sua voz, logo sendo considerada santa pelo povo.

Já mais velha, Santa Rosa auxiliava na distribuição de pães em sua pequena cidade, porém por muitas vezes acabava com todos os pães de sua casa, e acabou sendo advertida por seu pai por inúmeras vezes para que não repetisse mais aquela atitude, porém certa vez enquanto distribuiria os pães Rosa foi chamada por seu pai que pediu para conferir o que estava escondido no avental da garota, respondeu prontamente ao pai que eram rosas que ela havia acabado de colher, ao averiguar o conteúdo os pães haviam se transformado em rosas, e o pai deixou que a menina seguisse.

Ordem Franciscana

Santa Rosa sempre se manteve firme na fé, era muito rígida consigo inclusive se mantendo em jejum durante grandes períodos, o que faria com que ela ficasse gravemente doente. Porém mesmo ardendo em febre, e com sua vida por um fio Rosa nunca teve sua fé abalada, até que em 1245 teve uma visão da Virgem Santíssima que disse as seguintes palavras: “Levanta-se minha filha porque amanhã irás a Igreja de São João Batista, depois à de São Francisco, onde tomarás o hábito da Ordem Terceira”.

Após a visão de Maria, Santa Rosa levantou-se milagrosamente, e seguindo as palavras da Virgem Santíssima pediu sua admissão na: Ordem da Penitência de São Francisco – hoje chamada de Ordem Franciscana Secular.

Exilio

No período em que Santa Rosa de Viterbo ingressou na Ordem Franciscana a Europa passava por grandes conturbações causadas pelo rei herege Frederico II, que negava a autoridade do Papa, e para desafiar o pontífice o rei herege invadiu a Itália, protegendo os hereges e expulsando os cristãos.

Rosa teve outra visão, desta vez com Cristo que estava com o coração em chamas. Ela não se conteve, saiu pelas ruas pregando com um crucifixo nas mãos, convertendo muitos hereges e os trazendo de volta ao seio da igreja, porém por esta atitude seria expulsa por ordens do imperador herege Frederico II.

Anos mais tarde em Soriano, Santa Rosa recebeu a notícia da morte de Frederico II, podendo voltar para Viterbo onde faleceria antes de completar 18 anos, tendo imediatamente seu processo de canonização instaurado pelo Papa Inocêncio IV.

Dois anos após sua morte, seu corpo foi exumado, e continuava intacto, sem sinais de decomposição, sendo imediatamente translado para o Mosteiro das Clarissas que mais tarde seria chamado de Mosteiro de Santa Rosa.

Atualmente Santa Rosa de Viterbo é considerada padroeira da Juventude Missionária.

 

Leia Também

Peça sua Benção

img

Pesquisar