Santa Joana d’Arc- 30 de Maio

Hoje dia 30 de maio é dia de Santa Joana D'arc, conhecida como a "Dama de Orleans", que liberu a frança de um longo domínio dos ingleses.

Joana D'arc nasceu na França na região de Lorena, no dia 6 de janeiro de 1412 na zona rural daquela provincia. Era conhecida por todos por ser piedosa, muito devota porém analfabeta, tanto que assinava seu nome utilizando uma cruz.

Aos 13 anos de idade Santa Joana D'arc viveria suas primeiras experiências místicas, porém era mal compreendida e acabou sendo taxada de louca inclusive por seus pais.

No período em que a santa viveu a França vivia a guerra dos 100 anos com a Inglaterra, e o país se encontrava fraco, pois o rei foi deposto e os ingleses tentavam cada vez mais tomar o trono, neste período Santa Joana D'arc recebeu mensagens para que expulsasse os invsores e reconduzisse o rei Carlos VII de volta ao seu trono.

Porém o Rei Carlos VII só concordou emseguir os conselhos de Joana D'arc ao perceber que aquela mensagem era um verdadeiro sinal de Deus, então Joana vestiu uma armadura e empunhou como sua arma uma bandeira com a cruz e os nomes de Jesus e Maria nela bordados, pedindo para que os comandantes lutassem pela pátria e por Deus.

Após uma dificil batalha Joana conseguiu levar o rei Carlos VII de volta ao trono, sendo coroado na catetral de Reims conforme a tradição, porém o destino de Joana foi mais cruel, sendo traía e vendida aos ingleses que a julgaram por heresia e bruxaria em um grotesco processo religioso completamente ilegal, sendo queimada na fogueira aos 19 anos no dia 30 de maio de 1431 enquanto murmurava os nomes de Jesus e Maria.

Vinte anos após sua morte injusta o Papa Calisto III revisou os processos envolvejdo Joana D'arc, e a reabilitou, e seria canonizada em 1920 pelo Papa Bento XV, e se tornou a padroeira da França.

Anterior
Anterior

Visitação de Nossa Senhora, a mãe do nosso Salvador - 31 de Maio