Santa Helena

Imagem Santa Helena

Mãe do imperador Constantino, Santa Helena, nasceu no século III na Ásia Menor, na Bitína, filha de uma família muito pobre e simples.

Santa Helena era uma jovem muito belam, e se casou com o então imperador de Roma chamado Constâncio, porém a lei da época não permitia um casamento entre nobres e plebeus, sendo obrigado a se separar de Helena , separando-a do filho durante quatorze anos.

Após a morte de seu pai, Constantino assumiu o trono, e trouxe sua mãe novamente para corte, nesta época Santa Helena já era cristã e orou muito pela conversão de seu filho ainda pagão.

Santa Helena auxiliou seu filho se tornou o supremo imperador de Roma, ficando conhecido como Constantino o Grande. Porém para isto teve que enfrentar Maxêncio em uma feroz batalha travada às portas da cidade de Roma no ano de 312. Conta a história que aconselhado por Santa Helena Constantino pintou cruzes nos estandartes utilizados na batalha da qual ele saiu vitorioso.

Após assumir o posto de imperador Constantino ordenou imediatamente o fim das perseguições contra os cristãos, editando o decreto de Milão no ano de 313, concedendo a Santa Helena o título de "Augusta", além de conceder a liberdade de culto a todos os Cristãos.

Santa Helena se dedicou a expansão da evangelização e crescimento do Cristianismo em todos os domínios romanos. Patrocinou a construção de igrejas católicas, de mosteiros e ajudou a organizar as obras de assistência aos pobres e doentes.

Apesar de idosa e cansada, foi em peregrinação para a Palestina visitar os lugares da Paixão de Cristo. Conta a tradição que Helena ajudou, em Jerusalém, o Bispo Macário a identificar a verdadeira Cruz de Jesus. Morreu no ano 330.

Leia Também

Peça sua Benção

img

Pesquisar