Santa Francisca Romana - dia 09 de Março

Imagem Santa Francisca Romana - dia 09 de Março

Nascida no ano de 1384, Santa Francisca Romana era filha do nobre patrício romano Paulo Bussa de Leoni e Jacovella de Broffedeschi, sua família era católica e muito fiel, fazendo com que ela fosse criada dentro de uma excelente educação cristã.

Desde cedo Santa Francisca Romana acompanhava sua mãe à igreja e templos, realizando orações, tamanha sendo sua devoção que logo na infância tomou a decisão de fazer os votos de virgindade.

Porém apesar dos planos de Francisca, seu pai Paulo pensava de outra forma, pois aos 12 anos prometeu a mão dela em casamento para Lourenço de Ponziani.

Esposa e mãe dedicada.

Após seu casamento com Lourenço, eles teriam três filhos: Inês, João Evangelista e João Baptista, se dedicaria à criação de seus filhos, mas mesmo assim sem deixar de lado seu amor a Deus.

Mesmo casada e com filhos Santa Francisca Romana nunca deixou de lado a prática de suas orações, sendo uma mulher de muita fé.

Porém sua fé e dedicação seriam colocadas à prova quando no ano de 1410 devido ss Grandes Cismas que dividiam a Europa, Roma seria invadida por Ladislau de Nápoles que era opositor do Santo Papa, e faria com que João Batpista e Lourenço fossem exilados, além de ter todos os bens de seu palácio saqueados pelo exército invasor.

Após este período Santa Francisca Romana se colocou em orações, e a auxiliar os pobres e necessitados, chegando inclusive a oferecer sua moradia para os que haviam sido expulsos de suas residências.

Entrega a Deus

Em 1436 o marido de Santa Francisca romana faleceu, e então surge a decisão de fundar a ordem das Oblatas Olivetanas de Santa Maria Nova que seguia o modelo beneditino.

Sua fé era tão grande que conseguiu muitas graças, tais como: ver seu anjo da guarda, uma visão do inferno com o seu fogo e os suplícios horríveis, e do purgatório.

Morte e Canonização

Faleceu em 1440, deixando um legado de esposa e mãe exemplar, mulher dedicada a Deus, por conta disso o Cardeal São Roberto Belarmino pediria em 1608 a canonização, tendo o seu pedido aprovado em 29 de março daquele mesmo ano.

Leia Também

Peça sua Benção

img

Pesquisar