Santa Beatriz da Silva Menezes

Imagem Santa Beatriz da Silva Menezes

Começamos o mês de Setembro relembrando Santa beatriz da Silva Menezes, nascida no século XV no norte da África, região sob domínio da coroa portuguesa. Era considerada cidadã de Portugal, sendo seu pai governador de Ceuta. Porém ainda na infância se mudou para Portugal onde cultivou uma grande devoção a Nossa Senhora da Conceição;

Aos 20 anos de idade Santa Beatriz foi enviada a Espanha como dama de honra de Dn. Isabel, neta de D. João I, que tornaria-se esposa do rei João II de Castela, e ali começaria seu calvário.

Beatriz era muito bonita, e a rainha, dominada por uma mistura de ciúme e inveja, fechou Beatriz em um caixão durante dias, a fim de que morresse asfixiada, porém uma invisível proteção da Virgem Maria a salvou.

Após o salvamento decidiu agradecer Nossa Senhora aceitando sua vocação religiosa, partindo para Toledo, onde entraria no mosteiro das Dominicanas, onde viveria durante 30 anos.

Porém Santa Beatriz da Silva Menezes tinha uma missão maior, deixou o mosteiro para fundar uma ordem de estrita Clausura e vida contemplativa de oração, penitência e trabalho.

Santa Beatriz da Silva deixou o mosteiro dominicano e foi habitar numa nova sede que veio a ser o berço das monjas concepcionistas. Essa Ordem está caracterizada por três heranças espirituais de Santa Beatriz: o amor à Maria Imaculada, a Paixão de Jesus Cristo e a Santíssima Eucaristia.

Santa Beatriz faleceu a 09 de agosto de 1490 com 66 anos de idade. No momento de sua morte, seu rosto fora visto transfigurado por uma grande claridade e uma estrela resplandecente sobre sua cabeça até ela expirar.

Leia Também

Peça sua Benção

img

Pesquisar