Qual a diferença entre Terço e Rosário ?

Imagem Qual a diferença entre Terço e Rosário ?

Você sabe qual a diferença entre o Terço e o Rosário ? Pode parecer uma pergunta um tanto “boba” para algumas pessoas, porém por incrível que pareça muitos fiéis ainda têm dificuldade de respondê-la, e por isso vamos falar aqui no Blog da Família sobre este assunto.

A tradição do Santo Rosário

O Santo Rosário é uma das mais antigas tradições da Igreja Católica, tendo sido apresentada ao mundo por São Domingos Gusmão no século XIII após um pedido de Nossa Senhora do Rosário que lhe foi feito, pois já era uma prática comum dentro dos conventos e mosteiros.

Por muito tempo o Santo Rosário era composto por 150 orações, até que em 2002 São João Paulo II acrescentou mais um mistério com mais 50 orações, passando para 200.

Por que o nome Rosário?

De acordo com a tradição católica o nome de rosário foi dado pois a cada Ave Maria que rezamos é como se entregássemos uma rosa a Nossa Senhora, e ao final completamos um lindo buquê de 200 rosas a Virgem Santíssima.

Os Mistérios do Rosário

Para entendermos melhor o Rosário devemos entender seus 4 Mistérios: Mistérios Gozosos, Mistérios Dolorosos,Mistérios Gloriosos, Mistérios Luminosos, sendo este o último acrescentado pelo Papa São João Paulo II em 2002.

Mistérios Gozosos

  1. A encarnação do Filho de Deus.
  2. A visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel.
  3. O nascimento do Filho de Deus.
  4. A Apresentação do Senhor Jesus no templo.
  5. A Perda do Menino Jesus e o encontro no templo.

Mistérios Dolorosos

  1. A Oração de Nosso Senhor no Horto da Oliveiras.
  2. A Flagelação do Senhor.
  3. A Coroação de espinhos.
  4. O Caminho do Calvário carregando a Cruz.
  5. A Crucificação e Morte de Nosso Senhor.

Mistérios Gloriosos

  1. A Ressurreição do Senhor.
  2. A Ascensão do Senhor.
  3. A Vinda do Espírito Santo.
  4. A Assunção de Nossa Senhora aos Céus.
  5. A Coroação da Virgem Santíssima

Mistérios Luminosos

  1. O Batismo no Jordão.
  2. A auto-revelação nas bodas de Caná.
  3. O anúncio do Reino de Deus convidando à conversão.
  4. A Transfiguração.
  5. A Instituição da Eucaristia, expressão sacramental do mistério pascal

O Terço

Agora que entendemos melhor o Rosário e como ele é feito podemos entender melhor porque o Terço se chama assim, e a explicação é mais simples do que parece:
O Terço se chama assim pois tradicionalmente era 1 Terço do Rosário, ou seja, 50 orações ao invés de 150.

Por que ainda se chama Terço ?

Muitos se perguntam porque ainda se chama Terço já que atualmente o Rosário tem 200 orações, e o correto de se dizer seria “Quarto” já que fazemos um quarto de orações ?

A resposta é simples, pois essa é uma tradição antiga, e o nome é mais do que o seu significado matemático, mas também tem seu significado histórico e na fé.

Por isso você não estará errado em falar que está fazendo o Terço, essa é uma prática recomendada aos que não conseguem fazer as orações do Santo Rosário em seus lares.

Por que é importante orarmos o Terço ?

Orar o terço é importante pois através dele e do Santo Rosário recebemos bênçãos de Maria que em suas aparições para a humanidade sempre nos pede para que façamos esta prática.

Os Terços Especiais

Além do Terço Mariano encontramos dentro da tradição da Igreja Terços Especiais que são feitos a um dos ícones (santos) da Igreja, pedindo por suas intercessões, e se você quer conhecer mais sobre eles clique aqui.

Entendendo melhor as diferenças entre Terço e Rosário vamos orar a Nossa Senhora, entregar nossas rosas a Maria e pedir por suas bênçãos.

Leia Também

Deixe seu comentário

img

Comentários >1 comentários

  • Vanderlei Domingues

    02 de Julho de 2018 às 03:49
    Explicação perfeita. Agradecido

Pesquisar