Protomártires de Roma

Imagem Protomártires de Roma

Hoje dia 30 de Junho comemoramos o dia dos Protomártires da Igreja, é comemorado após a Solenidade de São Pedro e São Paulo. 

Os protomártires recebem este nome por serem os primeiros mártires da Igreja de Roma, e por isso celebramos sua memória, pois lembramos através deles o que é essencial para a vida do cristão, e para uma completa felicidade em Deus. 

O ano de 64 ficou marcado pelo grande incêndio em Roma causado por Nero, que acusou os cristãos haviam provocado o incidente. Naquela época os cristãos eram perseguidos, vítimas de preconceitos, e eram tidos como inimigos pois não adoravam o Imperador. Dado isso tudo que ocorria de errado naquele período era atribuído aos cristãos. 

Os escritos históricos em Roma narram que os cristãos eram lançados nas arenas para servirem de espetáculo ao povo, junto às feras. Cobertos de piches, como tochas humanas e muitos outros atos atrozes. E a resposta era sempre o perdão e a misericórdia. 

O Papa São Clemente I escreveu: “Nos encontramos na mesma arena e combatemos o mesmo combate. Deixemos as preocupações inúteis e os vãos cuidados e voltemo-nos para a gloriosa e venerável regra da nossa tradição: consideremos o que é belo, o que é bom e o que é agradável ao nosso criador.”

Leia Também

Peça sua Benção

img

Pesquisar