Por que cobrimos as imagens sacras na Quaresma?

Imagem Por que cobrimos as imagens sacras na Quaresma?

No período da quaresma ao irmos na igreja é comum ver uma prática de cobrir as imagens dos santos, hoje entenderemos o porquê desta prática.

Por Que No Período Da Quaresma Os Santos Nas Igrejas Ficam Cobertos Por Panos Roxos?

Existe um costume muito antigo na Igreja Católica de cobrir as imagens dos santos no quinto domingo da quaresma, dia este que também é conhecido como primeiro Domingo da Paixão, sendo este o Domingo de Ramos que se dá o ínicio da Paixão de Cristo, sendo assim os ícones e imagens sacras devem ficar cobertos até a noite do Domingo de Páscoa.

Cobrir as imagens de santos e outros ícones sacros durante a quaresma é fundamentasdo no luto pelo sofrimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, levando os fiéis a uma reflexão profunda, ao contemplar estes objetos sagrados cobertos do roxo, cor simbolo da tristeza, dor e penitência.

Porém o ápice se da na Quinta-Feira Santa, quando são retiradas todas as toalhas do altar, e a cruz coberta nos lembra a humilhação que Jesus Cristo passou ao ocultar-se para não ser apedrejado pelos judeus, como relatado no Evangelho de João

“Os judeus pegaram pela segunda vez em pedras para o apedrejar. Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte de meu Pai. Por qual dessas obras me apedrejais? (...). Procuraram então prendê-lo, mas ele se esquivou das suas mãos. Ele se retirou novamente para além do Jordão, para o lugar onde João começara a batizar, e lá permaneceu.” (Jo 10, 31-32.39-40).

Sexta-feira da Paixão

Porém na Sexta-feira da Paixão as imagens cobertas novamente são descobertas e dadas aos fiéis que podem adorar o amor de Cristo que se manifestou na Cruz para nos salvar.

Mas mais do que simplesmente cobrir as imagens ou velar, este tempo de silêncio e sobriedade deve ser para intensificar nossa vida em penitência e meditar sobre o amor Infinito de Jesus Cristo o qual "amando os seus que estavam no mundo os amou até o fim"(João 13, 1).

É obrigatório cobrir as imagens de santo neste período ?

Esta é uma questão que pode ser respondid pela liturgia da Igreja. Porém as rubricas do Missal de Paulo VI não preveem mais a obrigatoriedade de cobrir as imagens na quaresma.

Sendo assim cobrir ou não as imagens de santos e ícones cabe às Conferências Episcopais, que decidem a necessidade de se manter este costume em cada região dependendo de sua cultura.

Já no Brasil como temos uma tradição católica mais antiga não há problemas em ser realizado.

Gostou deste artigo ? Tem dúvidas ? Sugestões ?

Comente abaixo.

Leia Também

Deixe seu comentário

img

Comentários >9 comentários

  • JOSE AUGUSTO TOMAZ

    26 de Março de 2018 às 19:37
    Tenho em minha casa a imagem da Sagrada Família. É necessário cobri-las também? Só hoje consegui entender o pique de cobrir as imagens; o artigo foi muito instrutivo e importante. Grato:Jose Augusto.
  • Elaine

    26 de Março de 2018 às 07:59
    Amei, sou católica, e é sempre bom, estarmos a frente de tudo.
  • CHRISTIANE XIMENES

    26 de Março de 2018 às 07:28
    Texto simples e bem explicado. Fiquei satisfeita.
  • ErroFlynn Júnior

    25 de Março de 2018 às 09:43
    E nós que temos altar em casa devemos cobrir também? E velas temos que apagar? Neste período!
  • Maria de Lourdes da paz Maciel

    22 de Março de 2018 às 13:19
    Gostei da explicação deu para tirar as dúvidas
  • Angela Peres Molina

    22 de Março de 2018 às 12:08
    Muito interessante.
  • Selma Rodrigues

    20 de Março de 2018 às 13:58
    Estou depressiva e tenho traumas e muito medo...preciso de benção para minha saúde!
  • Argemiro Lúcio Santiago

    12 de Março de 2018 às 04:10
    Na minha Paróquia, o nosso Pároco deu essa explicação, sendo que nossas imagens foram cobertas no primeiro domingo da Quaresma.
  • Eni aparecida s souza

    23 de Fevereiro de 2018 às 18:50
    Foi muito bom

Pesquisar