Papa Francisco - Biografia e Significados do seu brasão

Imagem Papa Francisco - Biografia e Significados do seu brasão

Vamos conhecer mais sobre a história do 266º Papa da história, além e ser o primeiro não europeu nos últimos 1200 anos, o primeiro Jesuíta e o primeiro Papa o continente Americano.

A história do Papa Francisco começa em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires no Bairro das Flores, filho de imigrantes Italianos, no berço de uma família muito católica e devota com o nome de Jorge Mario Bergoglio.

A vida religiosa

Papa Francisco era muito estudioso, tanto que antes de entrar para a vida eclesiástica se formou como técnico em química, porém no dia 11 de março do ano de 1958 ingressou na Ordem dos Jesuítas, dando início ao seu noviciado no seminário de Villa Devoto.

O Papa Francisco era muito dedicado aos estudos, no ano de 1960 se formou em licenciatura em Filosofia no Colégio Máximo São José na cidade de San Miguel, 7 anos depois no mesmo colégio curso Teologia, formando-se no ano de 1970, porém um ano antes em 1969 no dia 13 de dezembro foi ordenado sacerdote por Dom Ramón José Castellano.

Durante seu tempo como sacerdote Papa Francisco continuou seus estudos, sendo fluente em: italiano, alemão, francês e inglês, estudou na Alemanha recebendo um título de Doutor, além de ter ocupado o cargo de reitor na Faculdade de Filosofia e Teologia de San Miguel de 1980 a 1986.

No dia 27 de junho do ano de 1992, Papa Francisco foi eleito bispo pelas mãos de dom Antônio Quirracino, dom Mario José Serra e dom Eduardo Vicente Mirás. O mais surpreendente em sua vida é que apesar de seus títulos, e conhecimento, Jorge nunca deixou sua humildade e apreço pelos mais pobres de lado.

Foi selecionado para o cargo de cardeal no consistório em 21 de fevereiro de 2001, então no período sendo presidido pelo então Papa João Paulo II, recebendo o título de cardeal-presbítero de São Roberto Bellarmino.

Na Santa Sé ocupou diversos cargos. Membro da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, da Congregação para o Clero, da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica; do Pontifício Conselho para a Família e da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Eleição para Papa

Após anos a serviço da Igreja, Jorge Mario Bergoglio foi eleito através do conclave no dia 13 de março de 2013 para suceder Bento XVI, sendo o primeiro Papa da América Latina.


Primeira Missa de Francisco como Papa, Foto Por Fczarnowski - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=25200045

O Brasão do Papa Francisco

Divulgado pela Igreja no dia 18 de Março de 2013 o Brasão do Papa Francisco é formado por elementos ligados ao seu Papado.

O Escudo no Brasão o Papa Francisco já era utilizado desde sua consagração episcopal, coberto pelos símbolos da dignidade pontifícia:

Símbolos do Brasão do Papa Francisco

Posicionado entre as duas chaves de prata encontramos a Mitra, sendo estes três elementos unidas por um cordão vermelho.

Ao centro do escudo azul no Brasão do Papa Francisco encontramos o símbolo de sua ordem, a Companhia de Jesus:

O logotipo da ordem é composto de um sol radiante e flamejante carregado com as letras, em vermelho, IHS, monograma de Cristo. A letra H é coberta por uma cruz em ponta e três pregos em preto

Na parte de baixo do Escudo no Brasão do Papa Francisco encontram-se uma estrela e uma flor:

Estrela de Nardo: conta a tradição heráldica simbolizando a Virgem Maria, que além de Mãe de Jesus é considerada também Mãe da Igreja.

Flor de Nardo: de acordo com a iconografia hispânica São José é representado pela flor de nardo, sendo ele considerado Patrono da Igreja.

Ao conter estes dois elementos em seu Brasão, o Papa Francisco nos demonstra seu respeito e devoção à Virgem Santíssima e São José.

Miserando atque eligendo', esta frase em latim significa: 'Com misericórdia o chamou'

(Informações de acordo com o Vaticano).

 

Leia Também

Deixe seu comentário

img

Pesquisar