O Tempo de Deus e o do Homem

Imagine esperar 40 anos por aquilo que foi prometido a você. Com o povo israelita aconteceu isso: caminharam todo este tempo até encontrar a terra prometida. Para eles foram 40 anos, e para Deus?

O tempo Dele não é igual ao nosso. Nossa percepção de tempo está atrelada àquilo que acontece no dia-a-dia (enfermidade, situação financeira, a chegada de alguém especial, emprego etc.) e que faz uns dias parecer ter cem horas e outros passar voando! Mas uma coisa é certa: temos que ter fé e esperar, pois “Eis que estarei convosco todos os dias, até o final dos tempos” (Mt 28, 20).

Olhando assim parece fácil, mas devemos confiar que acima de todas as nossas vontades, está a de Deus. São muitos os momentos em que desistir, abortar os planos, mudar de direção ou até mesmo parar no meio do caminho parecem opções mais “vantajosas”. Porém, como filhos e filhas de Deus que professam uma fé inabalável, o caminho mais curto deve ser evitado.

A fé precisa ser corajosa, paciente e determinada, assim como a espera pela vontade de Deus, porque seus desejos serão realizados, quando Ele quiser. E tenha certeza de que será o melhor para você.

Lembre-se também de que o tempo da felicidade, para Deus, é diferente do nosso. Busque a paz e a serenidade, pois também estará Deus; busque a calma e a paciência, porque também lá Deus se fará presente; ande, caminhe, pense, reflita, doe, viva, espere, espere e, se precisar, espere um pouco mais, porque já nos diz Eclesiastes: “Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo para cada propósito debaixo do céu” (3,1).

Atente-se a outro ponto: será que minhas promessas saem do meu coração ou são palavras soltas que não alcançam Deus? Vamos além: será que cumprimos com o que prometemos diante do Pai? Pois na Bíblia há mais de três mil promessas feitas por Aquele que tudo ouve, tudo vê, tudo pode e tudo sabe; que nas dores nos acolhe, quando caímos nos levanta, quando pecamos nos perdoa e nos aceita de volta. Olhe para os olhos de Deus e verá um olhar carinhoso de um pai que diz: “Meu filho(a), eu te amo, te perdoo, te aceito! Tenha fé, acredite, espere, porque estou com você”.

Pois como diz padre Marcelo Rossi: “Tão importante quanto entender o amor Divino, é entender o tempo de Deus. Só assim é que conseguimos controlar nossas ansiedades e cultivar nossa paciência”.

Anterior
Anterior

Os Anjos realmente possuem asas?

Próximo
Próximo

7 orações que todo católico deveria saber