Nossa Senhora do Carmo, a Santa do Escapulário

o dia 16 de julho, a Igreja Católica rende graças, orações e celebra a memória de uma das Santas mais populares de sua história: Nossa Senhora do Carmo. Este título concedido à Maria, a Virgem Mãe de Jesus e nossa, a torna patrona da Ordem dos Carmelitas e também conhecida como a Santa do Escapulário.

A Ordem dos Carmelitas

            O carmelo, palavra de origem hebraica, significa “Vinha do Senhor”. Carmelo também é o nome dado a uma famosa montanha na Palestina onde, de acordo com a história de nossa fé, o profeta Elias e seu sucessor Elizeu estiveram em oração a Deus e a Nossa Senhora. É lá também que o profeta comprovou a existência de Deus.

            A Ordem dos Carmelitas é formada por eremitas entregues à oração e à penitência. A expansão desta ordem deu-se com a ida de seus membros para a Europa, fugindo de perseguições. Ao primeiro grupo de carmelitas, juntou-se São Simão Stock.

O surgimento do escapulário de Nossa Senhora do Carmo

            Foi a São Simão Stock que Nossa Senhora apareceu, logo após ele ter rezado: “Flor do Carmelo, vinha florífera, Esplendor do céu, Virgem fecunda, singular. Ó Mãe benigna, sem conhecer varão, aos Carmelitas dá privilégio, Estrela do Mar”.

            Nossa Senhora do Carmo, a Santa do Escapulário, apareceu rodeada por anjos em um grande cortejo. Revestida de esplendor, trazia nas mãos o escapulário. Entregando a São Simão Stock, Nossa Senhora do Carmo, a Santa do Escapulário, disse: “Recebe, diletíssimo filho, este escapulário de tua Ordem como sinal distintivo e a marca do privilégio que eu obtive para ti e para todos os filhos do Carmelo; é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos, aliança de paz e de uma proteção sempiterna. Quem morrer revestido com ele será preservado do fogo eterno”.

A devoção ao escapulário

A devoção ao escapulário é muito parecida com a do rosário, sendo uma das mais antigas e populares formas devocionais a Maria. Nossa Senhora do Carmo, a Santa do escapulário entregou a São Simão Stock e a todos nós um sacramental, ou seja: um símbolo que nos leva a Deus e ao Seu perdão redentor.

Nossa Senhora do Carmo, a Santa do Escapulário

Nossa Senhora do Carmo, a Santo do Escapulário, olha por seus filhos com um grande olhar de misericórdia e compaixão, sempre estendendo as mãos para as necessidades de todos nós.

Por isso é importante rezarmos a Nossa Senhora do Carmo, a Santa do Escapulário, pedindo sua intercessão frente às nossas fraquezas e mazelas que por vezes nos distanciam dela e de seu filho, Jesus Cristo.

Nossa Senhora do Carmo, a Santa do Escapulário quer ser para nós como uma brisa forte a eliminar de nossas vidas as securas da alma e do corpo e a trazer nuvens de fartura e felicidade!

Oração a Nossa Senhora do Carmo, a Santa do Escapulário

Santíssima Virgem Maria, Esplendor e Glória do Carmelo, vós olhais com especial ternura os que se revestem com o vosso Santo Escapulário.

Cobri-me com o manto da vossa maternal proteção, pois a Vós me consagro hoje e para sempre.

Fortalecei a minha fraqueza com o vosso poder. Iluminai a escuridão do meu espírito com a vossa sabedoria.

Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade. Adornai a minha alma com muitas graças e virtudes.

Assisti-me na vida, consolai-me na morte com a vossa presença e apresentai-me à Santíssima Trindade como vosso filho(a) dedicado(a), para que possa louvá-La por toda a eternidade. Amém!

Leia Também

Vídeo

Pesquisar