Nossa Senhora de Guadalupe Conheça 4 Curiosidades

Nossa Senhora de Guadalupe é a mais antiga e famosa aparição de Maria na América, que ocorreu no ano de 1531 para o nativo São Juan Diego.

Ao longo dos anos que se passaram muitas histórias e fatos ocorreram a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe que ao longo dos anos nos traz grandes revelações, aqui vamos conhecer alguns desses fatos.

O manto da Imagem de Nossa Senhora de Guadalupe

Um os maiores mistérios relacionados a história de Nossa Senhora de Guadalupe é sobre o manto ao qual se encontra sua imagem, já que este foi confeccionado com um tecido retirado da agave, uma planta da mesma família do sisal que é utilizado para fazer cordas.

De acordo com estudos realizados por inúmeros especialistas de dentro e de fora da Igreja o tecido do qual é composto o manto de São Juan Diego onde se encontra a imagem original de Nossa Senhora de Guadalupe mesmo que montado com as melhores técnicas não costuma durar mais que 10 anos se exposto diariamente ao tempo, e mesmo assim vem se mantendo sem danos ao longo de quase 500 anos.

Além disso após muitos estudos o que mais surpreende é a forma da qual a imagem foi pintada no manto, já que nenhum especialista conseguiu identificar elementos: animais, vegetais ou minerais nas texturas do tecido, além disso não há sequer uma marca de pincel, como se todos os pontos da imagem tivessem sido impressos ao mesmo tempo, o que no século XVI era impossível de ser feito com tamanha qualidade e precisão.

Isso mesmo, desde a primeira aparição até hoje o manto de São Juan Diego onde se encontra o ícone de Nossa Senhora de Guadalupe consegue se manter intacto apesar de exposição à luz, umidade, além de acidentes que já afetaram este tecido que por muito tempo esteve completamente desprotegido.

O acidente com ácido

Contam relatos que por volta do ano de 1785 um trabalhador que se encontrava na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe acidentalmente derramou um produto com grande quantidade de ácido nítrico, e apesar deste ocorrido as malhas sequer se romperam ou sofreram danos

O atentado que falhou

O manto onde se encontra a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe já sofreu um terrível atentado a bomba no ano de 1921, um terrorista anticlerical colocou um vaso de rosas com cerca de 29 cargas de dinamite próximo da imagem, e mesmo após a poderosa explosão que destruiu vários pontos da igreja incluindo o vidro que protegia a imagem o manto não havia sofrido sequer um arranhão.

Tamanha foi a força da explosão que um crucifixo de bronze que se encontrava próximo do manto de Nossa Senhora de Guadalupe se retorceu facilmente.

A música de Nossa Senhora de Guadalupe

Outra curiosidade interessante é que após muitos anos de estudos no manto de Nossa Senhora de Guadalupe um grupo de cientistas encontrou uma peculiaridade na posição das estrelas que se encontram na imagem.

Além de mostrar como estavam as constelações no momento em que Nossa Senhora de Guadalupe apareceu para São Juan Diego, se colocadas em uma partitura musical elas formam uma melodia que quando montada com arranjos músicais forma uma linda canção.

Anterior
Anterior

Por que cobrimos as imagens sacras na Quaresma?

Próximo
Próximo

Entendendo as práticas do jejum e da abstinência