Medalhas Católicas: Como utilizar, significados, símbolos

Imagem Medalhas Católicas:  Como utilizar, significados, símbolos

Hoje no Blog da Família falaremos sobre as medalhas, seus significados, como usar, uso e arte

Antes de tudo temos que saber a origem da palavra Medalha que vem do italiano "medaglia", cujo o significado é: "peça metálica, redonda ou ovalada que traz emblema, efígie "

Primeiro devemos lembrar que dentro das orientações da Igreja por si só as medalhas não são amuletos mágicos ou objetos de adoração, que por si só, sem sua oração não fornecem nenhum poder ou proteção. Porém ao utilizar uma medalha estamos demonstrando ao mundo um juramento para com a palavra de Deus, demonstrando que temos um compromisso de seguir o exemplo daquele santo para vivermos uma vida em Jesus Cristo.

Por que usamos as medalhas de santos ?

Existem inúmeros modelos de medalhas como: A Medalha Milagrosa de Nossa Senhora, ou a Medalha de São Bento, que são conhecidas por protegerem e auxiliar na obtenção de graças, mas como isso funciona ?

Existem muitas medalhas católicas, são todas consideradas sacramentais, ou seja, mais que um objeto, são sinais de fé.

Existem inúmeros modelos de medalhas religiosas, que representam vários santos e santas, que podem ser adquiridas tanto para uso próprio quanto para presentes, podendo ser escolhida de acordo com a devoção ou significado daquele santo em sua vida. Sendo assim existem vários modelos de medalhas de santos que podem ser utilizados pelos católicos em suas orações, ou no dia a dia.

Abaixo falaremos sobre algumas das medalhas mais conhecidas pelos católicos

Medalha de São Bento

É conhecida por ser uma poderosa medalha com a imagem e a Cruz de São Bento com a oração utilizada por São Bento em seus exorcismos:

- CSPB: Crux Sancti Patris Benedicti (Cruz do Santo Pai Bento)
- CSSML: Crux Sacra Sit Mihi Lux (Cruz Sagrada Seja a minha Luz)
- NDSMD: Non Draco Sit Mihi Dux (Que o Dragão não seja o meu guia)
- VRS - Vade Retro Satana: (Passe Reto Satanás)
- NSMV: Nunquam Suade Mihi Vana (Nunca Seduzas minha alma)
- SMQL: Sunt Mola Quae Libas (São coisas más que brindas)
- IVB: Ipse Venana Bibas (Bebas do mesmo veneno)

Ao utilizar esta medalha você carrega uma poderosa oração cheia de significado e proteção, além de um sinal da fé e da disciplina beneditina.

Conta a tradição católica que locais onde se faz a oração da Medalha de São Bento não é afligido por mal algum.

Medalha Milagrosa de Nossa Senhora das Graças

Conta a história que esta medalha foi apresentada para a humanidade por Nossa Senhora da graças através de Santa Catarina Labouré , tem profundo significado em seu uso.

Carregar a medalha de Medalha Milagrosa de Nossa Senhora das Graças, é um sinal de que mantemos vivo o amor de Maria dentro de nós, sendo um lembrete para manter este amor materno por perto.

Medalha do Divino Pai Eterno

O ícone do Pai Eterno trás a representação da coroação de Nossa Senhora pela Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

Ou sejam utilizar uma medalha do Divino Pai Eterno é levar consigo um sinal de devoção a Santíssima Trindade, e a Virgem Maria, lembrando do Sacrifício de Jesus Cristo, do Amor de Nossa Senhora, e do Poder de Deus e do Espírito Santo em nossas vidas.

Medalhas de Nossa Senhora

Maria nos é representada em várias aparições e formas dentro da tradição católica, pois é Nossa Mãe, protetora e intervem diante de Jesus por seus filhos que estão na terra. Sendo assim por várias ocasiões nos trazendo importantes mensagens e avisos, tentando sempre nos colocar no caminho de Deus.

Ao utilizarmos uma medalha de Nossa Senhora é como assumir um compromisso de chegarmos a Deus através de Jesus Cristo, seguindo o exemplo de amor e fé da Virgem Santíssima. 

Existem vários modelos de medalhas de Nossa Senhora como: Medalha de Nossa Senhora de Fátima, Medalha de Nossa Senhora Aparecida, Medalha de Nossa Senhora de Nazaré, Medalha de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, e outras mais, e cada uma destas representações de maria nos trás uma mensagem, e nos trás uma demonstração desse compromisso para com Deus e Jesus Cristo, um compromisso de uma linda devoção mariana.

Medalhão dos Arcanjos

O medalhão dos Arcanjos normalmente trás em sua simbologia os três arcanjos: Rafael, Miguel e Gabriel.

Ou seja ao carregar um medalhão dos Arcanjos você está mostrando ao mundo sua fé em Deus, e seu respeito, pois São Miguel, São Gabriel e São Rafael são os três Arcanjos mais próximos de Deus, e os que são citados na bíblia em momentos importantes.

Quer saber mais sobre os três Arcanjos ? Conheça os Três Anjos Arcanjos do Senhor Conheça os Três Anjos Arcanjos do Senhor Clicando no link.

Medalhas Bentas, como utilizar ?

Medalhas bentas são aquelas que foram benzidas por um padre, com a devida autorização elas além de um símbolo de sua fé fornecem grande proteção.

Porém devemos nos atentar que ao utilizar um objeto bento devemos ter cuidados como:

Caso a medalha quebre não deve ser descartada no lixo, por se tratar de um objeto Bento deve ser levada a uma igreja onde terá o destino correto.
Sempre realizar orações, pois não se trata de um amuleto ou objeto mágico, mas sim uma lembrança de fé e devoção.
Ao tornar sua medalha benta você está devotando sua vida ao exemplo da imagem que nela se encontra.


Ou seja, escolher uma medalha religiosa é mais do que escolher uma jóia, é demonstrar sua fé e devoção ao mundo. e Para isso ao Nossa Sagrada Família possui inúmeros modelos de medalhas para você, Clique Aqui e veja mais.

Mais Conteúdos Sobre Medalhas Católicas

 

Leia Também

Deixe seu comentário

img

Comentários >1 comentários

  • Luciane da Cunha Carvalho

    08 de Junho de 2017 às 14:23
    Passo por inúmeras dificuldades financeiras e depressão. Comprei uma medalha de São Bento e coloquei-a na minha bolsa. Gostaria de bênção e orientação nas orações. Obrigada!

Pesquisar