Matrimônio

Imagem Matrimônio
Muitos dos Sacramentos da Igreja estão tendo sua função e importância esquecidas. Mas um dos que tem “sofrido” mais com esse descuido talvez seja o do Matrimônio.

Junto com o Sacramento da Ordem, o do Matrimônio é chamado de “sacramento a serviço da comunhão e da missão”, porque é uma graça especial na Igreja no que diz respeito à “construção” do reino de Deus.

Deus que nos ama e nos criou com amor paternal sem igual, colocou em cada um de nós, homem e mulher, a necessidade de amar o outro. E aqui não nos referimos somente ao “amor fraternal”, que vem antes de qualquer coisa, mas ao amor como significado único de união entre homem e mulher. Por isso, a criação do homem e da mulher é perfeita. Deus nos criou para que o casal, com dignidade, transmita a vida. Ao unir-se, homem e mulher torna-se uma só carne, uma só vida.

A responsabilidade neste Sacramento é muito grande, pois envolve a promessa eterna entre o homem e a mulher, confirmada e testemunhada diante de Deus (presente na figura do sacerdote) e da Igreja (presente na figura das pessoas presentes no momento do casamento) e sacramentada pela união entre os corpos (esta sem reservas).

Elementos fundamentais

São três os elementos que envolvem a sacralização eterna de um matrimônio:
  • - o consentimento (sem amor nada será verdadeiro);
  • - a concordância (da criação de uma vida);
  • - abertura aos filhos (o objetivo único).

Mas sem a profunda consciência do casal, nada acontece, pois ao casar, homem e mulher tomam para si a responsabilidade de viverem e simbolizarem o amor entre Cristo e a Igreja.

É Deus quem sela o matrimônio, pois:

  • - é a essência do amor;
  • - é a imagem da fidelidade Dele à Sua criação;
  • - representa a entrega de Cristo à Sua Igreja até à morte de cruz.

Por tudo isso, o Matrimônio não pode ser quebrado. Tanta responsabilidade ao dizer o “Sim”, é ainda maior quando entra em cena os filhos, porque é a partir dos pais, e de suas demonstrações de afeto e de um casamento fundado nas leis da Igreja, que a educação e a noção do amor verdadeiro serão transmitidos.

Leia Também

Deixe seu comentário

img

Pesquisar