José de Anchieta

Imagem José de Anchieta

Hoje 9 de junho é dia de São José Anchieta, nasceu nas Ilhas Canárias no ano de 1534, e logo na sua adolescência foi estudar na cidade de coimbra em Portugal, onde se distinguiu por suas virtudes, com apenas 16 anos diante de uma imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho fez um voto de castidade consagrando sua virgindade à Virgem Maria. 

Após alguns anos São José Anchieta ingressou na recém-fundada Companhia de Jesus, onde participou de várias missas, desenvolvendo uma piedade eucarística, aprendendo a adorar o Senhor na hóstia consagrada. 

Aos 18 anos São José Anchieta decidiu seguir na missão de evangelização do Novo Mundo, inscrevendo-se para participar da missão no Brasil no próximo ano. 

Chegando ao Brasil São José Anchieta teve como sua primeira missão ajudar a organizar o Colégio de Jesus. Ainda neste ano o padre faria sua primeira visita à aldeia de Reritiba. 

Após árduo trabalho na Bahia Padre Anchieta seguiu para o litoral paulista, e lá presenciou uma grande humilhação e injustiça sofrida pelos nativos, então ele se posiciona em favor dos humilhados, ofendidos e dos indígenas. Em 25 de Janeiro de 1554 São José Anchieta junto com Manuel de Nóbrega, Anchieta fundou outra escola jesuíta, o Colégio Piratininga, núcleo do que mais tarde veio a ser cidade de São Paulo. 

No dia 9 de julho de 1597, São José Anchieta morreu vítima de um acidente fatal, ao tentar descer a escada da cela para socorrer um índio doente. O frágil e desengonçado adolescente da Espanha tinha se tomado um gigante em terras brasileiras. Era chamado de 'paizinho' pelos indígenas; agora é chamado de "Apóstolo do Brasil". Foi beatificado por João Paulo II em 1980 e canonizado pelo Papa Francisco em 3 de abril de 2014.

Leia Também

Peça sua Benção

img

Pesquisar