Imagem do Divino Pai Eterno - Significados e Símbolos

Imagem Imagem do Divino Pai Eterno - Significados e Símbolos

Hoje falaremos sobre uma das mais belas histórias de devoção católica, o Divino Pai Eterno, uma história que começou em 1840 após a imagem da Santíssima Trindade Coroando Maria foi encontrada por Constantino Xavier Maria e Ana Rosa de Oliveira, em sua propriedade em Gôiania-GO.

Abaixo explicaremos todos os significados e símbolos que se encontram na imagem do Divino pai Eterno.

Santíssima Trindade na Imagem do Pai Eterno

Dentro do ícone do Pai Eterno encontramos a imagem da Santíssima Trindade coroando maria, e como sabemos, ela é composta pelo Pai, o Filho e o Espírito Santo, ou seja, um único Deus em três pessoas:

mais abaixo vamos detalhar mais a trindade:

O Pai Eterno

Dentro da imagem do Divino Pai Eterno temos a representação da figura de um homem semelhante a Jesus Cristo com barba e cabelos grisalhos, porém não representando uma figura mais velha, mas sim toda a sabedoria do Pai Eterno.

Todas as imagens que se referem ao Pai são representadas desta forma devido a passagem do Evangelho de João que diz: 'Quem me vê, vê o Pai'(Jo 14, 7-14). A aparência humana serve para nos lembrar de Gênesis quando Deus diz:'Façamos o homem à nossa imagem e semelhança'(Gen 1,26). E e sua posição de estar sentado representa sua autoridade.

O Pai também é representado com um manto vermelho que representa o fogo do poder da criação. Além do mais o vermelho é a cor da liturgia nas festas dos mártires em Pentecostes, pois representa o fogo do poder de Deus. Os detalhes dourados representam a divindade do pai.

Jesus Cristo, O Filho

Jesus é representado em sua figura humana, nos lembrando da passagem da carta aos Filipenses: 'Jesus Cristo, sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens.. Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes...'. Assim como O Pai está sentado representando sua autoridade. Seu manto vermelho representa o sangue derramado na crucificação, com bordados dourados que são a representação de sua divindade.

O Espírito Santo

O Espírito Santo é representado pela Pomba Branca sobre: O Pai, Jesus e Maria, sendo uma alusão a sua aparição durante o batismo de Jesus Cristo 'em forma corpórea como uma pomba sobre Jesus.' (Lucas 3, 22). Além de representar o amor incondicional entre o pai e O Filho, sendo inclusive um gesto de amor a Santíssima Trindade coroar Nossa Senhora, que foi cheia do Espírito Santo, e através dele gerou em seu ventre Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Nossa Senhora

Na imagem do Divino Pai Eterno vemos Nossa Senhora ajoelhada, em representação a sua submissão e humildade a Santíssima Trindade, pois Maria não é uma pessoa divina, mas sim humana porém foi preservada do pecado original por Deus, por ser a mãe de Jesus Cristo.

Podemos ver também na imagem de Nossa Senhora no ícone do Pai Eterno uma coroa, por se manter em sua missão de maneira santa sempre junto de Jesus Cristo, como 'Co-redentora' sofrendo a maior das dores de uma mãe ao ver seu Filho morrer crucificado, sendo coroada por Deus como Rainha do Céu e da Terra. Nossa Senhora é a rainha e protetora da humanidade, representando o reino de amor, e não de tirania.

A roupa de Nossa Senhora

Nossa Senhora é representada por uma roupa composta por: uma túnica branca que representa sua pureza e o manto azul que representa a verdade absoluta e o céu. Além dos detalhes dourados que são a representação de sua realeza recebida diretamente de Deus.

As nuvens douradas

Na imagem do Pai Eterno é possível ver as nuvens douradas, que são a representação da glória de Deus, e quando a Santíssima Trindade e Nossa Senhora são colocadas nesta posição pois estão na Glória Eterna.

Quer mais conteúdos do Pai Eterno ?

 

Leia Também

Deixe seu comentário

img

Pesquisar