Imagem de São Jorge - Significados e Símbolos

Imagem Imagem de São Jorge - Significados e Símbolos

Hoje falaremos sobre os significados e símbolos da imagem de São Jorge , o Santo nascido na Capadócia, Turquia na era do imperador Diocleciano, foi Tribuno do imperador de Roma, e mesmo assim se converteu e se manteve fiel a sua fé chegando a sofrer o martírio.

A Armadura

Não simplesmente a armadura de um soldado, mas a armadura de São Jorge é o simbolismo para a armadura do cristão descrita por São Paulo na carta aos Efésios (6 : 10-18). A armadura sobre o corpo representa a justiça, o capacete é a certeza da salvação, seu cinturão é a verdade, e seu sapato é a prontidão em anunciar o Evangelho de Jesus Cristo.
Ao vestir-se desta forma São Jorge representa um oficial do reino de Deus, um guerreiro vestido para a batalha espiritual contra o mal.

A capa vermelha

O vermelho da capa de São Jorge representa o martírio, o sangue derramado por se negar a desistir de sua fé em Deus.

As armas de São Jorge

São Jorge é representado carregando duas armas: a "Espada de São Jorge" e a "Lança de São Jorge", sendo a lança a arma que fere mortalmente o dragão, estas armas representam a Palavra de Deus como no escrito de São Paulo: "A palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante que uma espada de dois gumes, e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4:12), e com este poder de Deus o santo guerreiro vence o mal.

O cavalo branco

O cavalo branco de São Jorge representa a pureza e santidade, que são as armas indispensáveis na luta contra o mal. Além disso, o branco no remete a vitória sobre a morte, e a ressurreição de Jesus na Páscoa. Sendo a grande luta de São Jorge contra Roma que quis acabar com os cristãos.

O dragão na imagem de São Jorge

Além da imagem do próprio São Jorge, um dos elementos que mais nos chama a atenção é o Dragão, conta a tradição católica que este animal assolava a cidade d Salone la Líbia, até que em dado momento os moradores começaram a oferecer sacríficios tentando acalmar o monstro. Porém nada saciava o animal, no momento em que o povo iria oferecer a filha do rei, a pequena Saibra de 13 anos, São Jorge foi para salvá-la do dragão, apenas pedindo em troca a conversão de todo ao cristianismo. Então o santo enfrentou o monstro e o trouxe morto para a cidade.


Através da imagem de São Jorge podemos ver a luta do bem contra o mal, uma história de santidade e heroísmo, de um santo mártir da Igreja, que deve ser seguida de exemplo por nós ao enfrentarmos os dragões em nossas vidas com fé e perseverança.
Mas mais do que simplesmente um animal o Dragão representa a vitória da vida sobre a morte, da Igreja sobre o demônio.

 

Leia Também

Deixe seu comentário

img

Comentários >3 comentários

  • Jose Rodrigues

    08 de Dezembro de 2017 às 10:01
    Abaixo de Deus pai todo poderoso, tenhoo meu santo sao jorje que me proteje de todas as trevas e da escuridão e dos inimigos e dos invejosos. Meu glorioso são jorge rogo a você que sempre me guie e inlumini meu caminho e meus passos minha vida, minha saúde, minha felicidade, em fim todos meus passos para que eu seja vitorioso em todos meus momentos de amor .
  • Ana claudia do amaral alves

    13 de Setembro de 2017 às 19:55
    Peço a protecao minha e de toda minha familia contra o mal e perseguicao do inimigo. Amem
  • Ires maria

    12 de Julho de 2017 às 00:27
    Peço pela minha saúde pois vou fazer uma cirurgia vou tirar o utero

Pesquisar