Imagem de São Francisco de Assis - Significados e Símbolos

Imagem Imagem de São Francisco de Assis - Significados e Símbolos

São Francisco, conhecido por sua grande humildade, amor incondicional por todos, principalmente amor à natureza, é um dos santos mais representados, e possui uma iconografia diversa, porém em todas elas ele está sempre com seu hábito marrom, cordão, o terço a bíblia, e o crucifixo

Conheça abaixo todos os significados da imagem de São Francisco.

O hábito Marrom de São Francisco

O hábito marrom de São Francisco é o mesmo utilizado por sua ordem até hoje, é uma sinal da consagração em Deus, servindo como sinal de humildade, diferenciando o comum do sagrado, evitando o uso de trajes mundanos, e a fidelidade a sua ordem religiosa. Até hoje o hábito marrom é utilizado pelos franciscanos.

O Cordão

Na imagem de São Francisco seu cinto é uma corda, representando seus votos de humildade e para com Deus, cada nó representa um dos votos: pobreza, castidade e obediencia, além do desapego ao mundo e entrega total a Deus.

Os estigmas de São Francisco

Alguns santos apresentavam as estigmas, os ferimentos de Jesus Cristo, no caso de São Francisco foram os sofrimentos em seu corpo.

Os estigmas são uma das grandes provas da santidade de São Francisco, que se iniciaram enquanto meditava teve uma visão de um serafim crucificado, e após isto as estigmas começam a aparecer em seu corpo, passando os últimos anos de sua vida imitando a Jesus "como o servo crucificado do Senhor Crucificado".

O Terço na imagem de São Francisco

Como em várias imagens o terço mostra a devoção Mariana de São Francisco, o que demonstra uma grande ligação dele com Nossa Senhora, contando com a intercessão da Virgem Santíssima.

A Bíblia na Imagem de São Francisco

Em algumas imagens de São Francisco ele carrega uma bíblia, que é a representação de que tudo que é feito por este santo é pautado na palavra de Deus e nos ensinamentos de Jesus.

Os animais na imagem de São Francisco

Em algumas imagens é possível ver a representação de animais que demonstram seu amor pela criação, inclusive São Francisco era conhecido por chamar todas as criaturas de irmãos como: irmão sol, irmã lua, irmão pássaro, irmã água... Era comum animais em suas pregações, tanto que o dia 4 de Outubro (data de São Francisco), é comemorado também o dia dos animais, além de ser o padroeiro da ecologia e do meio ambiente, e o patrono dos animais. Além disso ele escreveu o 'Cântico das criaturas' e 'Irmão sol'

A cruz de São Francisco

Em algumas imagens São Francisco de Assis é representado segurando uma cruz que representa sua total entrega a Cristo, chegando mesmo ao ponto de sofrer as estigmas.

 

Mais sobre de São Francisco

 

Leia Também

Deixe seu comentário

img

Comentários >1 comentários

  • JOSE CARLOS G MOTA

    04 de Outubro de 2017 às 21:55
    São Francisco de Assis, rogai por nós, hoje e sempre. amem

Pesquisar