Imagem de Santo Expedito - Significados e Símbolos

A História de Santo Expedito

A imagem de São Expedito representa o mártir da fé, nascido na Armênia e comandou a 12ª Legião Romana, conhecida como “Fulminata” (ou fulminante, em português) com sede em Melatia. Essa região foi local de inúmeras perseguições aos cristãos.

No período deste importante ícone o imperador Diocleciano foi responsável pela destruição de inúmeros livros e locais sagrados, além de suspender assembléias obrigando os fiéis a renunciar.

De acordo com registros Santo Expedito se converteu ainda fazendo parte do exército romano, após contato com os cristãos, e os ensinamentos de amor e fé de Jesus Cristo.

Ao aprender o amor de Deus, o santo viveu com toda a intensidade, chegando a passar pelo martírio, e por isso é importante que entendamos os significados e símbolos da imagem de Santo Expedito que abaixo vamos conhecer melhor.

O ramo na imagem de Santo Expedito

O Ramo é o símbolo que é utilizado nas imagens de todos os mártires ao longo da história, por isso na imagem de Santo Expedito o encontramos, já que ele passou por terríveis dores que levaram a sua morte por não negar a Jesus Cristo.

Auréola na cabeça de Santo Expedito

Na imagem de Santo Expedito encontramos uma auréola que circunda sua cabeça, e esta representa e atesta a santidade desse mártir que encontrou uma verdadeira conversão em Jesus Cristo Nosso Senhor.

O manto vermelho

Na imagem de Santo Expedito encontramos um lindo manto vermelho que cobre parte de sua armadura, além de parte da indumentária do soldado romano, o manto vermelho neste ícone representa o amor de Deus que recai sobre aqueles que têm verdadeira fé no pai.

A cruz com a palavra HODIE

Na imagem de Santo Expedito encontramos uma cruz que é segurada por sua mão direita onde está escrito a palavra HODIE, que em latim significa: Hoje, que nos lembra quando é o dia da salvação e da verdadeira conversão, que é hoje, um compromisso para com Deus que jamais devemos adiar.

A palavra Cras aos pés

Aos pés de Santo Expedito encontramos a palavra CRAS que em latim significa Amanhã, ou seja, devemos pisar na procrastinação e adiamento da conversão e da vida em Deus, vivendo no hoje “HODIE”.

A armadura

Na imagem de Santo Expedito ele veste uma armadura, pois como sabemos ele era soldado do império romano.

Neste ícone também há um significado especial, nos lembrando que a proteção que Deus envolve seus filhos que a Ele oram com fé.

O capacete no chão

Na imagem de Santo Expedito encontramos o capacete colocado ao chão, o que demonstra que ele abandonou sua antiga vida mundana e de adoração aos falsos Deuses do imperador Diocleciano para viver a sua vida em Jesus Cristo e Deus.

Viva Santo Expedito, oremos a este importante exemplo de fé e devoção.

Mais Sobre Santo Expedito

 

Leia Também

Deixe seu comentário

img

Comentários >2 comentários

  • Paulo Tomazi

    14 de Maio de 2018 às 08:17
    Santo Expedito venha curar o meu problema na coluna e nos nervos, curar minha esposa Leoci de seus males, da perna e outros, ajudar meu filho Mauricio a encontrar um emprego seguro e mais bem pago, meu genro Robson, filha Paula E filho Mauricio a Fazerem sucesso na vida com seus cantos e músicas. queremos também alem do sucesso paz interior e felicidade. obrigado Santo Expedito. Ajude o Fernando a aprender bem bateria e ser feliz com isto. Amém.
  • OLINDA DOS SANTOS NEVES

    03 de Maio de 2018 às 06:29
    Santo Expedito, que já me atendeste em momentos cruciais de minha vida, conceda a minha cura da Doença de Parkinson; a cura de minha filha Rosane e de minha neta Camila da doença Fibromialgia.

Pesquisar