Imagem de Santo Antônio de Pádua - Significados e Símbolos

Imagem Imagem de Santo Antônio de Pádua - Significados e Símbolos

Hoje conheceremos os significados e símbolos da imagem de Santo Antônio, que viveu durante o século XIII e foi membro da Ordem dos Franciscanos, sendo contemporâneo de São Francisco de Assis.

O Hábito Marrom

O Hábito de Santo Antônio é o típico hábito da Ordem Franciscana, a cor marrom representa a confirmação de sua grande fé em Jesus e seu desligamento da vida mundana. Os hábitos além de demonstrar que o usuário pertence a uma ordem religiosa, também demonstram sua consagração a Deus.

O Livro de Santo Antônio

Podemos ver na imagem de Santo Antônio um livro, este representa o Evangelho, e a sabedoria de Santo Antônio, que era considerado Doutor da Igreja. Além do mais Santo Antônio de Pádua era conhecido por ser um extraordinário pregador, com a capacidade de reunir multidões para ouvi-lo, além de ser conhecido como "Arca do Testamento" pelo Papa Gregório IX devido aos seus conhecimentos sobre a bíblia.

Conta a história que certa vez um grupo de pessoas não quis ouvi-lo pregar, então ele decidiu ir realizar sua pregação para os peixes, e rápidamente um cardume se reuniu e ficou com a cabeça para fora d'água enquanto o santo falava.

Menino Jesus na imagem de Santo Antônio

Em todas as representações de Santo Antônio o encontramos segurando o menino Jesus, representa que tamanho era seu dom da pregação e sua fé que Santo Antônio era próximo de Jesus Cristo, devido a esta proximidade sempre há esta representação em sua imagem.

O Lírio na imagem de Santo Antônio

Na imagem de Santo Antônio é comum ver um lírio, esta planta representa a castidade e a pureza de coração, além de demonstrar a estação em que o santo ascendeu aos céus: o verão (na europa).

A tonsura de Santo Antônio

O cabelo raspado no centro da cabeça se chama tonsura e representa o voto de castidade de santo Antônio. A tonsura era uma cerimônia religiosa, na qual o Bispo raspava o cabelo de quem estava sendo ordenado no primeiro grau da Ordem. A tonsura tinha também o de renúncia das vaidades e ser como o Cristo, sendo coroado rei que se oferece a serviço de todos.

O Terço de Santo Antônio

As imagens feitas a partir do século XVI demonstram Santo Antônio com um terço na cintura, este demonstram que o santo era um homem de muita oração. 

O Cordão na imagem de Santo Antônio

Na imagem de Santo Antônio existe um cordão em sua cintura, este é parte do hábito franciscano,e representa os votos perpétuos, deve ser amarrado com três nós que representam os votos de: obediência, pobreza e castidade que é feito por todo franciscano.

Mais Sobre Santo Antônio de Pádua 

 

Leia Também

Deixe seu comentário

img

Pesquisar