Imagem de Nossa Senhora do Carmo - Significados e Simbolos

Você conhece a história de Nossa Senhora do Carmo, a padroeira da ordem das carmelitas, e também a imagem de Maria que está gravada nos tradicionais escapulários.

A coroa da Imagem de Nossa Senhora do Carmo

Nossa Senhora do Carmo possui em sua imagem uma coroa rodeada de estrelas, rodeada de uma aura brilhante em volta que nos mostra que Maria é a rainha do céu e da terra, podendo interceder por todos aqueles que recorrem a ela em oração.

O hábito marrom

O hábito marrom na imagem de Nossa Senhora do Carmo representa o hábito da Ordem Carmelita, sendo o mesmo modelo para o ramo feminino e masculino.

Maria apareceu pela primeira vez dessa forma para São Simão Stock enquanto a ordem carmelita sofria perseguições, atendendo as preces do monge inglês, que num momento de oração profunda viu a imagem de Nossa Senhora do Carmo, dando apoio à ordem cessando a partir deste momento todas as perseguições contra a ordem.

O manto branco

O manto branco na imagem de Nossa Senhora do Carmo tem ligação com o Monte Carmelo, local onde as carmelitas tem muita ligação, pois de acordo com a história do Profeta elias ao pressentir que seria levado para o céu viu que era o momento de passar o seu poder profético para seu discípulo Eliseu colocando sobre ele seu Manto Branco, que simboliza o poder profético de Deus.

Menino Jesus no colo de Nossa Senhora do Carmo

Na imagem de Nossa Senhora do Carmo há uma representação do Menino Jesus que ela segura com a mão esquerda, mostrando-a como a Mãe de Jesus que com sua mão direita traz bênçãos sobre a humanidade.

Os escapulários da imagem de Nossa Senhora do Carmo

Ao aparecer para São Simão Stock, Nossa senhora entregou em suas mãos o escapulário dizendo as seguintes palavras:”Recebe, meu filho muito amado, este escapulário de tua ordem, sinal do meu amor, privilégio para ti e para todos os carmelitas. Quem com ele morrer não se perderá. Eis aqui um sinal da minha aliança, salvação nos perigos, aliança de paz e amor eterno.”

O escapulário da imagem de Nossa Senhora de Carmo é um sinal de proteção que ela ofereceu para todos os devotos, em algumas representações o Menino Jesus pode estar segurando também em suas mãos. Assim sendo assim um devoto que utilize o escapulário com fé e respeito receberá as graças prometidas por Maria,.

Maria com os pés sobre o mundo

A imagem de Nossa Senhora do Carmo possui uma representação de Maria com o mundo sob os pés representam o pedido para que sua palavra seja levada para todas as pessoas da terra.

Mais sobre Nossa Senhora do Carmo

 

Leia Também

Deixe seu comentário

img

Pesquisar