Imagem de Nossa Senhora do Carmo - Significados e Simbolos

Nossa Senhora do Carmo é uma das devoções mais antigas e amadas dedicadas à Santíssima Virgem.

Sua origem remonta aos profetas da Bíblia, mais especificamente ao profeta Elias que, morado no Monte Carmelo, teve a visão da vinda da Bem-Aventurada Virgem.

Já no primeiro século, eremitas, que se retirando do Monte Carmelo, construíram uma capelinha dedicada a Nossa Senhora, eis que aí surge os primeiros indícios da Ordem dos Carmelitas, onde Nossa Senhora do Carmo é a protetora e padroeira.

A imagem de Nossa Senhora do Carmo é repleta de significados e simbolismos, vamos conhece-los agora.

O hábito marrom

Nossa Senhora é a padroeira da Ordem do Carmo, por isso, ao aparecer a São Simão Stock, no dia 16 de julho de 1251, aparece vestida com o hábito da Ordem.

O hábito é a veste religiosa que simboliza o sinal externo de consagração a Deus, ao mesmo tempo, significa a pertença a uma determinada Família Religiosa na Igreja.

Na imagem de Nossa Senhora do Carmo podemos vê-la usando a túnica marrom que simboliza a pobreza abraçada pela Ordem carmelita.

Sob os ombros de Maria podemos ver o escapulário, peça de tecido maior desprendida da túnica, semelhante a um avental, que leva a mesma cor marrom. Este foi o escapulário que a Santíssima Virgem entregou a São Simão Stock, como sinal de proteção, simbolizando também o julgo suave de Cristo.

O manto branco

Este manto sobre os ombros de Maria também faz parte do hábito carmelita.

Chamado também de capa, ele tem origem nas Sagradas Escrituras, quando o profeta Elias usou-o para cobrir o rosto no monte Horeb quando Deus passou diante dele. Também Elias impôs esta capa sobre Eliseu quando o recebeu por discípulo.

A capa branca simboliza a pureza de coração e também a pureza do corpo abraçada livremente pelos consagrados à Ordem de Nossa Senhora do Carmo, segundo o mandamento do Apóstolo ao dizer:

“Purifiquemo-nos de tudo que mancha a carne e o espírito, aperfeiçoando nossa santificação com o temor de Deus” (Cor 7, 1), “porque Deus não nos chamou para a imundície, mas para a santificação”(Tes 4,7).

A Coroa

A coroa de Nossa Senhora do Carmo rodeada de estrelas e uma aura brilhante simboliza a realeza da Mãe de Jesus. Significa que, como Rainha do Céu e da Terra, a Virgem Maria pode interceder por todos aqueles que recorrerem a ela em oração, especialmente os Carmelitas e os devotos de Nossa Senhora do Carmo.

Menino Jesus no colo de Nossa Senhora do Carmo

Na imagem de Nossa Senhora do Carmo há uma representação do Menino Jesus que ela segura com a mão esquerda, mostrando-a como a Mãe de Jesus que com sua mão direita traz bênçãos sobre a humanidade.

O Escapulário nas mãos da Santíssima Virgem

Ao aparecer para São Simão Stock, Nossa Senhora entregou em suas mãos o escapulário dizendo as seguintes palavras: ”Recebe, meu filho muito amado, este escapulário de tua ordem, sinal do meu amor, privilégio para ti e para todos os carmelitas. Quem com ele morrer não se perderá. Eis aqui um sinal da minha aliança, salvação nos perigos, aliança de paz e amor eterno.”

O escapulário, da forma como conhecemos hoje, nas mãos de Nossa Senhora do Carmo é um sinal de proteção que ela ofereceu para todos os devotos, em algumas representações o Menino Jesus pode estar segurando também em suas mãos. Assim simbolizando que um devoto que utilize o escapulário com fé e respeito receberá as graças prometidas por Maria.

Maria com os pés sobre o mundo

A imagem de Nossa Senhora do Carmo possui uma representação de Maria com o mundo sob os pés representam o pedido para que sua palavra seja levada para todas as pessoas da terra.

Leia mais sobre Nossa Senhora do Carmo

Memória de Nossa Senhora do Carmo I Santo do dia

História de Nossa Senhora do Carmo

Saiba tudo sobre o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo

Novena a Nossa Senhora do Carmo

Terço de Nossa Senhora do Carmo por uma causa urgente

Anterior
Anterior

Imagem de Nossa Senhora das Graças - Significado e Simbolos

Próximo
Próximo

Imagem do Sagrado Coração de Jesus - Significados e Simbolos