Imagem de Nossa Senhora da Saúde - Iconográfia, Significados e Símbolos

Imagem Imagem de Nossa Senhora da Saúde - Iconográfia, Significados e Símbolos

Aqui vamos entender os significados e símbolos que encontramos na imagem de Nossa Senhora da Saúde, porém para tal precisamos entender um ponto importante sobre esta devoção.

A devoção do ícone de Nossa Senhora da Saúde remonta ao período da peste Negra, no século XVI a partir de um ícone que foi encontrado enterrado no chão próximo ao cemitério da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, provendo uma cura milagrosa para uma peste que assolava o local.

Além disso existem outras histórias de sua origem que são difundidas pela tradição oral, o que faz com que o ícone de Nossa Senhora da Saúde seja representado nas pinturas de maneiras diferentes.

Apesar de todas as representações diferentes da imagem de Nossa Senhora da Saúde encontramos elementos que sempre estarão presentes em suas imagens e hoje entenderemos melhor.

Menino Jesus na imagem de Nossa Senhora da Saúde

Na imagem de Nossa Senhora da Saúde sempre encontramos o Menino Jesus, assim como na imagem de Nossa Senhora do Carmo, porém sem os escapulários em suas mãos.

A representação do Menino Jesus no lembra que podemos pedir a Intercessão de Nossa Senhora da Saúde, e nossas orações chegarão a Deus e Jesus Cristo que nos trarão suas bênçãos.

A Coroa na Imagem de Nossa Senhora da Saúde

No ícone de Nossa Senhora da Saúde sempre vemos a representação da coroa em sua cabeça, assim como em outros ícones de Maria, ma você sabe o que significa esta coroa ?

A coroa na imagem de Nossa Senhora da Saúde é representa que Maria é Nossa Rainha, além de mãe e protetora, tendo sido coroada por Deus ao chegar aos céus, e por isso sempre devemos a ela respeitar tamanha sua importância.

O manto do ícone de Nossa Senhora da Saúde

Nossa senhora da saúde por vezes é representada com cores de mantos diferentes, porém os mais comuns são as cores: azul e vermelho.

O Manto Vermelho: representa o Amor de Deus que vem através de Maria em nossas vidas curando nossas dores com este amor e bênçãos.

O Manto Azul: este representa a presa de Nossa Senhora que concebeu Jesus sem o pecado original, além de representar os céus que é onde ela está cuidando de nós e intercedendo por toda a humanidade, seus filhos.

Apesar das diferenças nas representações temos que estar cientes que o ícone de Nossa Senhora da Saúde é uma importante devoção Mariana, através de sua intercessão pedimos por curas das enfermidades a Maria que em sua piedade através de nossas orações intercederá.

Gostou de conhecer sobre os significados da imagem de Nossa Senhora da Saúde? clique aqui e conheça mais significados, símbolos, e iconografias dos Santos e Ícones da Igreja.

Leia Também

Deixe seu comentário

img

Pesquisar