História de São Dimas

Imagem História de São Dimas

Um santo não tão popular, mas com um legado de fé que nos ensina que para Jesus, todos que se arrependerem serão salvos. Na bíblia sagrada ele não é tão mencionado, mas, foi Cristo quem o consagrou, em um dos momentos mais marcantes de suas vidas: a crucificação. Dimas é conhecido como o “bom ladrão”, e aparece no evangelho de Lucas, no entanto, é tido como um personagem sem nome.


História

 
São Dimas foi um dos ladrões crucificados ao lado de Cristo. A história conta que ele e mais dois ladrões estavam a caminho do Egito quando encontraram a Família Sagrada. Os dois bandidos praticaram o roubo, mas o terceiro não permitiu que os outros fizessem mal aos pais e àquela criança. Foi Dimas quem, mesmo sem saber de quem se tratava, protegeu José, a virgem Maria e o Menino Jesus.

Anos mais tarde, como forma de pagar pelos seus crimes, ele foi condenado a morte, à crucificação. Lá estavam: Jesus, Dimas e mais um ladrão. Dimas e o amigo, estando ao lado de Cristo, começaram a zombar do Senhor. O amigo questionava que se Jesus fosse mesmo o salvador, que salvasse ele próprio e os dois bandidos. De repente Dimas, que também caçoava de Jesus, muda de opinião dizendo: "Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez. E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso" (Lucas 23:39-43). Pelo seu arrependimento pouco antes de morrer, Dimas foi o primeiro a adentrar os céus ao lado de Cristo.

O santo é o padroeiro dos presos e das casas penitenciárias. Sua divindade também é invocada para a proteção das casas contra roubos. A Igreja Católica comemora no dia 25 de março o dia do padroeiro, pois essa data é tida como o dia da crucificação do Senhor. Ele também é o protetor dos pecadores, que nos últimos instantes de vida, arrependem-se e clamam pelo perdão.

Oração

 
São Dimas, que tivestes a felicidade de ouvir dos lábios de Jesus crucificado esta palavra da salvação: hoje estarás comigo no paraíso, e que cheio de uma grande confiança no amor misericordioso de Jesus, ousaste pedir: "SENHOR, LEMBRAI-VOS DE MIM QUANDO ENTRASTE EM VOSSO REINO" e alcançaste a num santo e num mártir; glorioso SÃO DIMAS, a vossa fé viva e a nossa contradição na hora derradeira, vos valeram tamanha graça. 

Também nós pobres pecadores, pelas chagas de Jesus crucificado e pelas dores de vossa Mãe, Maria Santíssima, vos rogamos e esperamos alcançar a divina misericórdia na vida, e, sobretudo na hora da morte. 
E para que tamanha graça nos seja concedida, imploramos a vossa valiosa proteção. Ó Dimas, fostes o bom ladrão que, roubando o céu e conquistando o coração agonizante e misericordioso de Jesus, vos tornaste o modelo da confiança, e dos pecadores, arrependidos. 

Valei-nos, São Dimas, em todas as nossas aflições e necessidade temporais e espirituais! Sobretudo naquela hora derradeira, quando chegar nossa agonia, pedi a Jesus crucificado e ,morto para nossa salvação, possamos ter o vosso arrependimento e confiança, e também, como vós, ouvir a consoladora promessa: "HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO".
 

Leia Também

Deixe seu comentário

img

Comentários >1 comentários

  • Joäo Pedro

    18 de Fevereiro de 2016 às 17:14
    Que Deus por sua crucificação nos perdoe por escolher errado os nossos desejos.dignai pai viver uma vida santa

Pesquisar