História de Santa Luzia

Imagem História de Santa Luzia

Você conhece a história de Santa Luzia ?

Vamos conhecer mais sobre a história deste importante ícone da Igreja, uma das devoções mais antigas e populares, a história de Santa Luzia, uma importante mártir do início do cristianismo.

Antes de conhecermos a história de Santa Luzia precisamos conhecer e entender o significado de seu nome, que significa: portadora da luz, um lindo significado para o nome daquela que é considerada a protetora dos olhos.

Quem foi Santa Luzia ?

A história de Santa Luzia se inicia no final do Século III, na Itália em Siracusa, contam os registros e a história que ela fazia parte de uma família muito rica daquela região, além disso eram cristão, lhe dando uma educação digna de uma vida de santidade, ao ponto de fazer um voto de viver em virgindade perpétua.

Porém a história de Santa Luzia tomaria um rumo mais complexo após a morte de seu pai, pois sua mãe queria que a jovem se casasse com um jovem pagão, porém de uma família distinta daquela região (já que nesta época casamentos arranjados entre famílias nobres eram muito comuns).

Santa Luzia se via em uma situação complicada pois sua mãe se encontrava enferma, porém sabiamente propôs a ela que fizessem uma romaria ao túmulo de Santa Águeda, na cidade de Catânia uma mártir de grande importância para a fé cristã. E caso a doença da mãe de Luzia se cessasse seria tomado como um sinal para o não prosseguimento do casamento.

Contam os registros da história de Santa Luzia que após a romaria milagrosamente Eutícia se curou da doença que a afetava gravemente, e então voltaram para casa, com duas certezas: que era da vontade de Deus que ela preservasse sua virgindade, e que passaria sofrimentos terríveis tal qual Santa Águeda.

Início do Martírio de Santa Luzia

Nos conta a história de Santa Luzia que após perceber o que passaria decidiu doar tudo que tinha aos pobres em um gesto de caridade, em seguida sendo acusada pelo homem que a queria como esposa.

Para que não passasse pelo martírio Santa Luzia tinha duas alternativas: quebrar o voto de castidade ou prestar culto e sacrifícios aos falsos deuses, e não tendo feito isso foi presa por autoridades que nesta época perseguiam injustamente os fiéis cristãos.

Em um primeiro momento tentaram desonrar Santa Luzia tentando levá-la a um monte da cidade de Pascásio, porém milagrosamente não havia força humana que a retirasse do local, conta a história que ela estava firme como uma montanha, nem mesmo vários bois conseguiram mover a virgem.

Conta a história de Santa Luzia que após tentarem movê-la sem sucesso, lhe atearam fogo, porém as chamas não a afetaram, irritados então removeram seus olhos em um ato de crueldade, porém conta a tradição católica que eles apareceram novamente, por fim a vida da jovem se findava após ser decapitada, e durante sequer um minuto deixou de proferir:"Adoro a um só Deus verdadeiro".


Leia Também

Peça sua Benção

img

Pesquisar